Com o objetivo de oferecer um retorno seguro às atividades acadêmicas presenciais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) elaborou um Protocolo de Biossegurança Institucional. O documento foi criado pela Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança e passa valer para os estudantes a partir da próxima segunda-feira (07), data do retorno das aulas práticas nos Campi. As normas são válidas para alunos, professores e servidores que frequentam a instituição.
O vice-presidente da Comissão e assessor da Reitoria, Renê Hellmann, conta que a equipe responsável pelo Protocolo foi convocada extraordinariamente, por conta do expressivo aumento de contaminações pela Covid-19, para debater e deliberar sobre o retorno das atividades presenciais. “A composição da Comissão prevê participação dos vários segmentos da Universidade e, antes da decisão, foram ouvidos os Colegiados Setoriais, que são compostos pelas coordenações de curso e chefias departamentais, com representações docentes, discentes e dos servidores”, explica. A partir da consulta aos grupos, a Comissão decidiu pelo retorno escalonado das atividades presenciais. As aulas práticas presenciais iniciam dia 07 de fevereiro e as teóricas em 07 de março. Na quarta-feira (02), os veteranos iniciaram as aulas teóricas de maneira remota. “O objetivo é oferecer a maior segurança sanitária possível a toda a comunidade universitária”, salienta Renê.
O Protocolo de Biossegurança completo, bem como demais normas e informações, está disponível em: UEPG contra o COVID19.
Bandeiras sanitárias
Para monitoramento e guia de como agir em cada caso, o documento estabelece as Bandeiras Sanitárias nas cores Verde, Ciano, Amarelo, Laranja e Vermelho, baseado nas taxas de transmissão, situação epidemiológica do município e medidas de contingência. Cada cor estabelece uma ação a ser tomada como medida de biossegurança. As especificações de cada cor do protocolo podem ser conferidas aqui.
A Comissão avaliará as medidas de contingência semanalmente, com base nos dados da região dos últimos sete dias. Se houver alteração do enquadramento nas Bandeiras Sanitárias, a comunidade universitária será informada imediatamente, por meio do endereço eletrônico da UEPG.
Serão consideradas a Taxa de Transmissão (TT) e Taxa de Ocupação (TO) de leitos Covid, tanto de UTI quanto enfermaria. A avaliação depende de análise da Comissão, que ouvirá epidemiologistas e demais especialistas, além de Hospitais de Referência para Covid-19 na região. Os parâmetros são baseados na Estrutura de Planejamento de Continuidade de Atividades (Business Continuity Planning – BCP framework), adotado pela Universidade de Oxford.
Restaurante Universitário
O serviço de alimentação nos Restaurantes Universitários de ambos os Campi é exclusivo para a comunidade universitária. O atendimento acontecerá das 11h às 13h, com entrada escalonada no Campus Uvaranas – das 11h às 11h30, o atendimento é preferencial a agentes universitários, profissionais da área administrativa e docentes; de 11h30 às 12h, o almoço é preferencial aos alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas; a partir das 12h, alunos, professores e agentes universitários da área de ensino (que acompanham as aulas nos laboratórios) terão atendimento preferencial.
Durante a permanência nas filas e no interior dos Restaurantes, deve ser obedecido o distanciamento de um metro entre as pessoas. Ao entrar no refeitório, após entregar o comprovante de pagamento, o usuário deve higienizar as mãos e vestir luva descartável para se servir no buffet. A retirada da máscara é permitida somente no momento de sentar-se à mesa para realizar a refeição. As máscaras devem ser guardadas de maneira adequada e não podem ser colocadas sobre a mesa. Durante a alimentação, recomenda-se evitar conversar, manipular o celular, compartilhar utensílios ou temperos. A equipe dos Restaurantes também seguirá o Protocolo de Biossegurança, com cuidados desde a entrada na cozinha, preparo dos alimentos, limpeza dos locais e contato com a comunidade universitária.
A Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) ainda adquiriu novos bebedouros industriais, os quais estão sendo instalados pela Prefeitura do Campus em áreas de grande circulação de alunos. Os alunos que trazerem copos e canecas poderão se servir água gelada e em temperatura ambiente. Nesta sexta-feira (04), foram contemplados os blocos de Zootecnia, M, L, Educação Física, Central de Salas, Campus Central e CIPP.
Bibliotecas
Nas condições previstas de Protocolo Laranja, os empréstimos poderão ocorrer mediante agendamento, por meio da base Consulta do Sistema Pergamum ou pelo e-mail institucional agendaemprestimo@uepg.br. A solicitação do empréstimo será comunicada por e-mail, informando dia e horário da retirada do material.
Nas condições previstas para Protocolos Amarelo, Ciano e Verde, o acesso à Biblioteca será permitido sob a exigência de higienização das mãos antes e após utilizar os terminais de consulta; solicitação de livros ao funcionário da Biblioteca, para que ele localize e traga até o balcão de empréstimo; uso obrigatório de máscaras; e distanciamento social pré-estabelecido, sendo proibido o reposicionamento das cadeiras.
Higienização dos espaços
Os servidores da área de limpeza da Universidade continuarão realizando a higienização dos espaços. Em janeiro, a equipe verificou todos os estoques de álcool em gel e abasteceu os borrifadores em todos os prédios da instituição. Serão disponibilizados borrifadores com álcool líquido 70% e papel toalha a acadêmicos, professores e servidores, para que cada um higienize sua bancada de trabalho ou carteira, no início e fim das suas atividades.
A Prefeitura do Campus (Precam) adquiriu mil borrifadores de álcool líquido, que serão disponibilizados nas salas de aula e laboratórios. Os frascos com borrifadores de álcool 70% e papel toalha estarão disponíveis nos departamentos para retirada dos docentes no horário de aula/atividade. Com o objetivo de diminuir a produção de resíduos, cada pessoa da comunidade universitária será estimulada a trazer sua própria toalha/pano para a limpeza do seu espaço, a qual deverá ser acondicionada em embalagem apropriada para o transporte.
Equipamentos de proteção individual (EPI)
O descarte dos EPIs e do papel toalha utilizado na higienização de superfícies, que devem ser utilizados por pessoas não infectadas com a Covid-19, deverá ser realizado, preferencialmente, nas lixeiras dos banheiros para que seja possível a correta higienização das mãos.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) fornecerá as máscaras aos acadêmicos em vulnerabilidade social que solicitarem o material. A UEPG proverá máscaras que possibilitem leitura labial (visor transparente) para professores e alunos de turmas em que haja uma pessoa surda.
Serão entregues duas máscaras N95 aos acadêmicos que solicitarem. Os interessados devem encaminhar solicitação para o e-mail dirae@uepg.br, com o assunto “Solicitação de máscaras de proteção para aulas presenciais”. No corpo do e-mail, o aluno deve deixar o nome completo, RA, Curso, CPF, telefone de contato e justificativa da solicitação (se aulas práticas e/ou estágio). O anexo deve constar a declaração de matrícula e a folha resumo atualizada do Cadastro Único.
Ambulatório de Triagem
A UEPG criou um Ambulatório de Triagem e Monitoramento, para casos suspeitos de contaminação por Covid-19. O Ambulatório irá receber notificações de casos suspeitos e confirmados, orientar o público interno a respeito das medidas de biossegurança e direcionar a atuação dos órgãos universitários diante dos casos de contaminação.
A partir do momento do início dos sintomas, é obrigatório o preenchimento da Ficha (disponível aqui) e a pessoa com suspeita ou confirmação de infecção não deve comparecer às dependências da UEPG. A notificação dos casos suspeitos ou confirmados é de responsabilidade de cada pessoa que compõe a comunidade universitária – docentes, discentes, agentes universitários e demais profissionais.
Comunicação
Para ampla divulgação e orientação da comunidade universitária a respeito das normas, a UEPG, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom), disponibiliza materiais de comunicação em áudio, adesivos, cartazes, manuais online, além de material de ampla divulgação em site e redes sociais oficiais da instituição.
O Protocolo com todas diretrizes pode ser conferido no link.
Texto e fotos: Jéssica Natal