Profissionais dos Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU/Humai-UEPG) receberam a quarta dose da vacina contra Covid-19. A aplicação iniciou na segunda-feira (14) e encerra na noite desta quarta-feira (15). No total, foram 1800 doses disponibilizadas pelo município.
As doses Janssen foram aplicadas em funcionários de todos os setores, efetivos, prestadores de serviço, professores, residentes e internos. A organização ficou a cargo dos servidores do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), colaboradores e Direção Acadêmica (DAC). Ao todo, 23 residentes participaram da ação, sendo farmacêuticos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e profissionais de análises clínicas.
A diretora acadêmica do HU, Fabiana Bucholdz, ressalta que a DAC apoia e auxilia na imunização dos profissionais do HU e Humai, seguindo plano de imunização da Fundação Municipal de Saúde. “Nesta atividade, além dos servidores e alguns colaboradores, temos o auxílio dos residentes dos programas uni e multiprofissional em saúde da UEPG. Alguns atuam na aplicação das doses da vacina, enquanto os outros auxiliam a logística da ação de imunização”. Segundo Fabiana, a ação permite contribuir na formação dos profissionais frente às estratégias da saúde pública, principalmente da atenção básica, como em ações específicas em parceria com estado e municípios.
Rosilda Calixto, enfermeira do trabalho, auxiliou, juntamente com a equipe, na organização da ação. “Montamos uma lista, reservamos o local e reunimos os colegas, com equipes de oito pessoas cada e é muito bom ver que o pessoal veio procurar a vacina e está se imunizando mais uma vez”, ressalta. As doses estavam disponíveis para quem tomou a terceira dose até 13 de fevereiro. “É ótimo ter disponível a dose aqui no Hospital, assim não precisamos nos deslocar até outros espaços para poder tomar a espaço e pessoas para fazer”.
A direção dos Hospitais da UEPG reforça a importância do cuidado dos seus servidores para a continuidade do trabalho, com a imunização contínua.
Texto e fotos: Jéssica Natal