Alunos de Química Tecnológica realizam visita técnica à Itaipu Binacional

Compartilhe

Os alunos do curso de Química Tecnológica da Universidade Estadual de Ponta Grossa realizaram, no dia 11 de novembro, uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Acompanhados das professoras Maria Elena Payret Arrúa, Sandra Regina Antunes, Suellen Alves e Mariza Boscacci Marques, os acadêmicos visitaram o Centro de Supervisão e Controle da usina, onde puderam acompanhar a dinâmica do processo de geração de energia. 

O objetivo da viagem foi oferecer aos estudantes um complemento prático à formação nas disciplinas de “Energias Renováveis” e “Química Tecnológica 2” e também despertar neles a consciência sobre a realidade da geração de energia no Brasil. A professora Suellen Alves destaca que os desafios da geração de energia hidrelétrica no Brasil, como a precipitação sazonal e o aumento na emissão de carbono derivado da produção de energia, exigem reflexão para encontrar novas tecnologias e matrizes energéticas que complementem a matriz hidráulica. 

Ela destaca a importância do trabalho que o profissional da química pode desenvolver na geração de energia: “Em um mercado preocupado em buscar matrizes renováveis e de baixo custo, o químico é um profissional essencial, pois atua na avaliação do ciclo de vida de materiais e produtos relacionados à produção de energia, bem como nos estudos sobre potenciais impactos ambientais e quantificar as emissões de gases de efeito estufa”. 

Para o acadêmico Flávio José Moreira Bueno, a visita à Itaipu foi uma experiência incrível. “Poder ver a magnitude da obra, uma das maiores do mundo, seu funcionamento e conversar com funcionários da usina foi muito enriquecedor pois nos permitiu criar uma percepção sobre onde e como podemos estar inseridos no mercado de trabalho”, relata o estudante.

No Departamento de Química da UEPG, são feitas pesquisas voltadas ao estudo de novos materiais e processos para aplicação em fontes renováveis de energia. Através das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Materiais Funcionais e Estruturais e do Laboratório de Análises de Combustíveis e Biocombustíveis, são desenvolvidos materiais que filtram gases expelidos na produção de combustíveis, materiais semicondutores para aplicação em sistemas fotovoltaicos e fotoeletroquímicos, entre outros produtos relacionados à pesquisa energética. Os projetos vêm sendo desenvolvidos por alunos de Iniciação Científica e de dos cursos de pós-graduação em Bioenergia (Associação em rede) e em Química da UEPG.

Texto: Gabriel Miguel  Fotos: Suellen Alves


Compartilhe

 

Skip to content