Ranking coloca UEPG entre melhores do Paraná em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa está entre as melhores instituições de ensino do Paraná, de acordo com o Times Higher Education (THE) Impact Ranking. A classificação foi publicada nesta quinta-feira (01) e se refere à avaliação universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A UEPG figura no primeiro lugar do Paraná no ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 12 (consumo e produção responsáveis), juntamente com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na quinta edição, é a primeira vez que a UEPG participa do ranking com todos os 17 ODS. Os dados avaliados são referentes às produções de 2021, com indicadores de pesquisa, administração, extensão e ensino. Em comparação com as instituições de ensino superior do Paraná, a UEPG obteve o segundo lugar no ODS 3 (boa saúde e bem-estar); ODS 4 (educação de qualidade) – junto com a UEM; ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) – junto com a UEL; e ODS 10 (redução de desigualdades) – junto com a UEM.

A UEPG está em 32º lugar, em relação às 47 instituições brasileiras participantes. “Tivemos muitos avanços para o cumprimento dos ODS, mas ainda há necessidade de maior divulgação e identificação correta das ações em cada um dos Objetivos”, informa a diretora de Avaliação Institucional, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira. Em agosto do ano passado, a UEPG publicou o primeiro relatório institucional de ODS, elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da UEPG (CCom), disponível aqui. O Relatório 2022 está em produção e será disponibilizado em breve. “O engajamento de toda a comunidade é fundamental, para que possamos planilhar nossas ações e mostrar para a sociedade nosso compromisso com a agenda 2030”, completa.

No mundo todo, 1591 universidades foram avaliadas. Para entrar na classificação geral, a UEPG teve quatro ODS no cálculo: ODS 2 (Fome Zero); ODS 4 (Educação de Qualidade); ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação). A pontuação Geral da Universidade foi de 54,1. Todos os dados e classificação das instituições estão no link aqui.

Texto: Jéssica Natal | Foto:Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content