

Na última semana, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu parceiros de longa data na produção de conhecimentos, oriundos de universidades da Espanha e dos Estados Unidos. O professor Manuel Gadella, da Universidade de Valladolid, Espanha, ministrou curso para o Programa de Pós-graduação em Física. O professor Ivo Zuttion, da Universidade de Nebraska, EUA, palestrou para alunos de Agronomia sobre agricultura irrigada. Ambas as visitas reforçam o papel da UEPG no cenário internacional de difusão das ciências.
Parceiros pela ciências
Referência mundial em Física Matemática e autor de diversos livros sobre métodos matemáticos em mecânica quântica, mecânica estatística, ciências e engenharia, o professor Manuel Gadella é parceiro de longa data da UEPG, que já recebeu sua visita em outros momentos. Sua colaboração, por meio da UVa, com a instituição data de 2019, quando editou com o professor José Tadeu Lunardi, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, material sobre interações de contato em mecânica quântica no periódico Frontiers in Physics. Em 2023, com sua primeira vinda à Ponta Grossa, foi assinado termo de cooperação internacional entre a UEPG e a UVA.
Aos alunos que assistiram à apresentação, Gadella destacou a satisfação em voltar à universidade parceira. “Muito contente em poder retornar à UEPG para dar continuidade a esta parceria que vem promovendo uma rica troca de conhecimentos nas áreas de física matemática e física quântica”. O professor José Tadeu Lunardi avalia que a visita do parceiro fortalece ainda mais a colaboração científica já em curso entre a UEPG e Valladolid. “Espera-se que em um futuro próximo viabilize a mobilidade de docentes e alunos entre as instituições para aprofundar as atividades de internacionalização da UEPG”, exalta.
Além de ministrar aulas para os estudantes, o professor espanhol também participou de reuniões de trabalho e dialogou com o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto e a equipe do Escritório de Relações Internacionais (ERI). Na visita ao gabinete da reitoria, em 02 de abril, Gadella e Lunardi trouxeram ao reitor o impacto da parceria para o desenvolvimento científico da UEPG. “Nossa UEPG é a número um, entre as universidades estaduais do Paraná, no fomento à parcerias internacionais para a produção do conhecimento e a transferência de tecnologias”, exalta Sanches Neto ao falar sobre o protagonismo da UEPG no desenvolvimento da internacionalização.
Troca de experiências
O Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPG Agro) da UEPG foi palco de mais uma parceria internacional carregada de novos conhecimentos. O professor Ivo Zuttion, da Universidade de Nebraska (University of Nebraska), EUA, trouxe a palestra ‘Agricultura irrigada americana: a experiência de Nebraska’, em 1º de abril. O evento ocorreu no auditório do Bloco E, no campus Uvaranas, e contou com a presença de alunos e professores do PPG e também de graduação em Agronomia.
Para o professor Eduardo Agnellos, do PPG-Agro, a possibilidade de trocar experiências com um pesquisador brasileiro que trabalha em outro país é a chance de abrir portas para o desenvolvimento de parcerias e projetos futuros. “Isso abre as portas para o curso de Agronomia da UEPG para a gente firmar projetos e colaborações. Também é uma grande oportunidade para o professor Ivo e a Universidade de Nebraska conhecerem um pouco da realidade da agricultura dos Campos Gerais, a região berço da técnica de plantio direto, pioneira em aspectos de conservação”, exalta.
Texto e fotos: Domitila Gonzalez e Gabriel Miguel