A Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Portaria nº 633/2021, reforça a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados da instituição. A decisão se embasa no aumento significativo de casos de contaminação por Covid-19 e por doenças respiratórias no Paraná.
Além da recomendação do uso de máscaras, a Comissão ainda reforça a obrigatoriedade do uso de álcool em gel e outros cuidados de higiene pessoal; a obrigatoriedade de que seja feita a notificação para o Ambulatório de Triagem e Monitoramento pelas pessoas que estejam com sintomas respiratórios (link aqui); e a obrigatoriedade de isolamento social das pessoas que estejam com sintomas respiratórios, até que haja liberação do Ambulatório. A Portaria reforça a regra de que a notificação ao Ambulatório gera imediatamente direito a abono de faltas aos acadêmicos, até a liberação para a volta às atividades presenciais.
“Nós vimos crescer, nas últimas semanas, o número de casos de gripe, resfriado e também de Covid-19. Para que possamos continuar com as atividades presenciais de forma segura, é preciso que a comunidade acadêmica continue se cuidando”, ressalta o vice-presidente da Comissão, Renê Hellmann. “São pequenos atos de cuidado consigo e com o outro que possibilitarão a nossa segurança sanitária ao longo dos próximos meses, que serão os mais frios do ano”.
Em caso de aumento do número de casos de contaminação por Covid-19, a Comissão poderá deliberar pelo retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as dependências da Universidade.
Texto e foto: Jéssica Natal