

Na tarde desta quinta-feira (03), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor Miguel Sanches Neto, assinou a ordem de serviço para o início da esperada reforma da cobertura do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai). O valor do investimento feito pela UEPG, por meio do Fundo Estadual de Saúde, será de R$ 1,7 milhão. A empresa JRM Instalações será a responsável pela reforma.
O reitor Miguel Sanches Neto destacou que a Universidade está cumprindo o seu compromisso de oferecer boas condições para as mães e para as crianças que nascem no Hospital Universitário Materno-Infantil, com um prédio dentro de todas as especificações técnicas de conforto e segurança. “Este é um compromisso da Universidade com um atendimento cada vez mais humanizado, o que passa pela melhoria das condições prediais”. O reitor agradeceu a atuação do Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, e do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, os quais tornaram possível a realização da obra.
Para a diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, o empenho e esforço de todas as equipes da Universidade, desde o estudo técnico, descritivo e licitação, foi fundamental para essa melhoria tão significativa para os atendimentos. “Assumimos, além do serviço, a manutenção de toda a estrutura do Humai, e o telhado era uma das partes mais complexas. Com essa obra de recuperação, ela marca uma mudança importante, com muito mais segurança e conforto para as equipes de atendimento e também para os pacientes que necessitam da unidade hospitalar”, destaca Fabiana.
“A intervenção substituirá a atual estrutura por uma nova cobertura metálica com telhas termoacústicas, proporcionando avanços significativos em conforto, segurança e eficiência térmica e acústica. Essa iniciativa tem como objetivo aprimorar a infraestrutura do hospital, garantindo um ambiente ainda mais adequado. A nova cobertura também otimizará a proteção contra intempéries, proporcionando maior estabilidade ambiental nos setores mais sensíveis da unidade, como salas de cirurgia e unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais”, garante o professor Elias Pereira, prefeito dos Campi e responsável pela fiscalização da obra. Para ele, com essa modernização, a UEPG reafirma seu compromisso com a melhoria dos espaços de saúde, beneficiando diretamente as mães e crianças atendidas diariamente na instituição, que realiza um alto volume de partos e atendimentos pediátricos. “O Humai é uma referência no atendimento materno-infantil e, com essa obra, passa a oferecer uma infraestrutura ainda mais moderna e eficiente”, finaliza.
Texto: Tierri Angeluci | Foto: Aline Jasper