Regina Célia Veiga: trabalho e afeto

Compartilhe

Neste dia dos professores, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) homenageia todos aqueles que dedicaram a sua vida para contribuir ativamente com a formação de diversos profissionais. A professora Regina Célia Veiga, do Departamento de Medicina da UEPG (Demed-UEPG), é uma dessas pessoas cujo amor pela docência definiu toda a sua trajetória.

Uma dica transformadora

“Regina, tem concurso na UEPG”! Foi assim que a professora ficou sabendo de uma oportunidade que transformaria a sua vida para sempre. “Eu ouço falar de Ponta Grossa desde criança. A minha mãe é de Ponta Grossa, as minhas tias, toda família da minha avó, são todas aqui da Ronda… Então eu pensei: por que não?”.

A partir da vontade de reencontrar suas raízes, a professora criou as suas próprias no curso de Medicina e deixou um legado inesquecível – uma trajetória da qual a pequena Regina, aos oito anos de idade, se orgulharia. “Com 8 anos, eu já sabia que queria ser professora. Eu dava aula para as minhas bonecas, usava a parede da minha casa que era verde como quadro-negro, trazia giz da escola e depois ia fazer a lição de casa com elas”, relembra. 

Formada em Letras, Nutrição e Psicologia, com diversas especializações, Regina apaixonou-se pela área da saúde ainda durante o mestrado. O sorriso simpático e cheio de memórias afetuosas não a deixa mentir: o amor pela Medicina e pela docência é verdadeiro e ainda pulsa. 

Caminhando pelos corredores labirínticos do Bloco M, cada um que a encontrava fazia questão de parar para um abraço, uma conversa, uma lembrança. No laboratório de técnicas operatórias, Regina relembra os momentos em que dava aula para o terceiro ano, antes de se aposentar. “Que saudades daqui do campus!”, suspira. 

Para Regina, é impossível contar as contribuições da UEPG em sua vida. Desde o privilégio de caminhar pelo campus Uvaranas até o amor pelas aulas e pelos colegas de Departamento, a professora reforça: é impossível contar. “São muitos anos, muitos amigos, muitos alunos queridos e dedicados… Desde o início, sempre me dei bem com todos aqui. Então acho que foi um conjunto de muitas coisas boas que fez a minha experiência aqui ser maravilhosa”, reforça.

A devoção à docência e à pesquisa sempre foram pontos fortes na trajetória profissional de Regina. Mas foi seu amor pelo trabalho que fez com que ela se destacasse. “Quando um professor gosta daquilo que faz, seu trabalho fica muito melhor”. É com essa experiência  e contribuição que a professora irá lançar o livro  “Psicologia da Saúde no Contexto Hospitalar”, resultado de anos de pesquisa para a aplicação da Disciplina Psicologia da Saúde aos acadêmicos do 3º ano de Medicina, tanto nas aulas teóricas quanto práticas, aos pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

“Eu cresci, também”, reconhece Regina. “Meus alunos também me ajudaram, nós estamos crescendo e aprendendo todos os dias e hoje eu fico muito feliz por acompanhá-los nas redes sociais; são muitos médicos bem-sucedidos, profissionais tão bons atuando no mercado”, comenta, emocionada. “Saber que eu tenho uma pequena participação nisso me enche de alegria e de orgulho”, finaliza.

Para o presente, ainda mais estudos: além do livro que será publicado em breve, Regina Célia Veiga está cursando uma Especialização em Medicina do Estilo de Vida, no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo. Para o futuro, trabalho. “Pretendo dar palestras e minicursos em clínicas e hospitais, e em instituições de ensino de cursos da Saúde”, afirma.

Texto: Domitila Gonzalez | Fotos: Fabio Ansolin


Compartilhe

 

Skip to content