O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, retomou suas atividades na reitoria nesta quinta-feira (14). O professor retorna para finalizar o atual mandato, que encerra em 31 de agosto. Durante o período de eleições da instituição, o professor Silvio Luiz Rutz da Silva esteve à frente da UEPG como reitor pró-tempore. O cargo, de caráter temporário, teve vigência no período de 08 de março a 13 de abril, visto que reitor e vice-reitor estavam licenciados para concorrerem ao pleito das eleições à Reitoria (2022-2026).
Silvio Rutz destaca que o mês em que exerceu o papel de reitor pró-tempore foi de desafios. “Foi uma experiência ímpar, bastante rica e a aprendizagem dela é até difícil de definir, pois passa pelas questões de gestão, como a Universidade funciona e seus mecanismos”, descreve. O professor também ressalta a importância de cada trabalho na instituição: “A Universidade só funciona pelas pessoas que estão dentro dela, sejam os professores, sejam os agentes universitários. São essas pessoas que fazem efetivamente a Universidade funcionar. Então o valor de cada um, dentro do dia a dia e coisas que aparentemente são pequenas, é o que faz com que a Universidade tenha essa grandeza”, finaliza.
Os professores Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate, da Chapa 2 – ‘Sempre UEPG’, venceram as eleições à Reitoria com 56,9% dos votos. Após a nomeação, a nova gestão inicia o trabalho em 1 de setembro de 2022 e segue até 31 de agosto de 2026.
Texto e Fotos: Cristina Gresele