A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) divulgou nesta semana o informativo sobre as atividades exercidas em 2020 e no primeiro semestre de 2021. O material apresenta as principais ações realizadas pela equipe, como adaptações e planejamentos, considerando as mudanças nos atendimentos por conta da pandemia da Covid-19.
“A Prae, desde o início da pandemia, esteve junto de todos os outros órgãos da UEPG planejando os atendimentos dos estudantes, reivindicando e estudando a forma de trabalho com o ensino a distância”, afirma a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino. Ela ainda adiciona que a equipe manteve a demanda da bolsa permanência, rodas de conversa e demais atividades na rotina de trabalho. “Nossa visão é sempre trabalhar na ampliação de direitos e de expansão da política de assistência estudantil, que é recente, mas tem crescido, como os números podem demonstrar. É muito importante a gente investir em fazer a comunidade saber disso”.
“Os atendimentos foram mantidos e realizados com o objetivo de manter a proximidade com nossas acadêmicas e acadêmicos, oferecendo atendimento social, pedagógico e buscando promover a igualdade, inclusão e diversidade”, explica a Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade, Cristiane Gonçalves de Souza. Segundo ela, o principal foco foi conhecer as demandas da comunidade discente em um momento marcado pela pandemia. “A equipe reorganizou o seu processo de trabalho, a fim de que essa característica tão importante não se perdesse no contexto de distanciamento social”.
Os dados quantitativos levantados junto à comunidade acadêmica revelam que foram realizados 89 atendimentos especiais; 28 auxílios emergenciais para estudantes em 2020 com recursos próprios da UEPG; 68 auxílios emergenciais repassados a estudantes, com recursos doados pela comunidade interna e externa; atendimentos mensais para 20 acadêmicos em situação de vulnerabilidade social com bolsa permanência; e atendimentos mensal para 72 acadêmicos com bolsa auxílio emergencial no período de julho de 2020 até abril de 2021. “Mesmo em um momento inédito e tão difícil para a humanidade, nossa equipe conseguiu ter resiliência e produzir respostas concretas para atender às demandas que já eram habituais e, especialmente, atender novas demandas que se colocaram com a pandemia”, finaliza Cristiane.
Os dados estão disponíveis no site da Prae, pelo link.
Texto: Jéssica Natal | Foto de Capa: Aline Jasper | Foto Interna: William Clarindo