A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (Secc-PR), abriu inscrições para vagas remanescentes do Programa Bolsa-Qualificação Cultural para Trabalhadores e Trabalhadores da Cultura no Paraná. Das 12 mil vagas disponíveis no início do Programa, 8272 profissionais já se capacitaram nos 399 municípios do Paraná. As inscrições seguem abertas até 9 de janeiro de 2022.
“Fizemos um esforço enorme para atender comunidades indígenas e povos tradicionais. Nossas equipes foram do interior ao litoral e atenderam diversos públicos que participam da cadeia produtiva da cultura”, ressalta o coordenador geral do Programa na UEPG, Carlos Willians Jaques Morais. Os participantes do Programa puderam ter aulas com palestrantes internacionais. “Tivemos palestrantes da Itália que falaram sobre ópera, por exemplo. Então são cursos muito bons, qualificados, do ponto de vista pedagógico e formativo”, salienta.
As 3738 vagas serão preenchidas pelos candidatos que se encaixem nos critérios estabelecidos no edital. “Esses artistas, trabalhadores da cultura, ao estarem conosco, também vão fazer parte da comunidade universitária nesse momento. A Universidade cumpre o seu papel toda vez que qualifica, dá formação e atua socialmente junto às comunidades”, finaliza Carlos.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Gabriel Ramos