Profissionais do HU-UEPG iniciam residência com diálogos de apoio

Compartilhe

O primeiro dia dos profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação do Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) foi de escuta ativa e integração. Na manhã de ontem (01), o grupo participou de uma roda de conversa, com objetivo de conhecer toda a equipe e também realizar diálogos de apoio sobre a pandemia.

O projeto denominado ‘Círculos de Apoio aos Profissionais da Saúde’ é promovido pelo HU-UEPG em parceria com a Unisecal, por meio no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição. Desde março de 2020, os encontros ocorrem de forma virtual.

Participaram da conversa fonoaudiólogos, profissionais da educação física, fisioterapeutas e assistentes sociais. Para Juliana Carvalho Schleder, coordenadora do Programa, as práticas circulares são uma importante ferramenta para quebrar o gelo e gerar conexão entre os colegas, coordenação e pós-graduandos. “Essa prática tem sido utilizada há quase dois anos e percebemos que houve melhora do relacionamento interprofissional, resultando em um trabalho em equipe mais efetivo,  em unidade mesmo”, explica.

O círculo faz parte da metodologia da Justiça Restaurativa, que dentre seus pilares está a inclusão, a escuta ativa e a horizontalidade das relações, que busca conectar os profissionais e aliviá-los do estresse e tensão de trabalhar em um ambiente que combate a Covid-19. “Esse método tem como fundamento costumes ancestrais que tinham como visão de mundo o círculo, com as metáforas de continuidade, diversidade, complementariedade, ciclos, fluxo contínuo e interdependência”, explica Renata Young Blood, instrutora do projeto.

A prática é inspirada no método do Círculo da Construção de Paz, da autora norte-americana Kay Pranis. “No ambiente profissional, a prática é muito utilizada para humanizar as relações e tornar o ambiente agradável e colaborativo”, completa Renata.

A dinâmica com os residentes do Programa de Reabilitação ocorre sempre nos primeiros meses do ano. O projeto terá mais dois encontros com residentes médicos da neurologia e da Residência Multidisciplinar em Reabilitação.

 

Texto: Jéssica Natal   Foto: Divulgação

Compartilhe

 

Skip to content