Residentes dos HU-UEPG ministram capacitação para equipe da UPA Santa Paula

Compartilhe

Hospital de ensino em sua plenitude. Assim podemos definir a ação dos residentes de enfermagem em Urgência e Emergência dos Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) com a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula. Na última semana, uma equipe foi até o local para ministrar uma capacitação para os funcionários que atendem a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.

“Os HU-UEPG têm como uma das missões a formação de profissionais de saúde, e uma das atribuições dos serviços de saúde que atendem o SUS é capacitar as equipes, de forma a buscar sempre uma excelência de atendimento. A UEPG e os HUs têm parceria com as UPAs de Ponta Grossa, através de Termo de Cooperação, e estamos sempre de portas abertas e disponíveis a levar nossa expertise aos atendimentos de saúde”, afirma a diretora-geral dos Hospitais Universitários, professora Fabiana Postiglioni Mansani.

Ela disse ainda que a participação dos residentes dos HU neste processo oportuniza o desenvolvimento desta prática, o que é um dos perfis de profissionais de saúde especialistas. “Atualmente possuímos 185 residentes nas mais diversas formações, e cada vez mais os programas de residência estão preparando profissionais para o mercado de trabalho”, finaliza.

A coordenadora das residências na área de enfermagem no HU-UEPG, Stellamaris Cordeiro Silvestre Rosa, conta que o tema da capacitação foi sobre suporte básico e avançado de vida. Segundo ela, foram capacitados enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, e estudantes de medicina da UEPG que estavam em estágio na UPA. “Esse treinamento corrobora com a formação dos residentes, pois reforçam o conhecimento já adquirido no hospital e ainda é uma oportunidade de troca de experiências entre os profissionais e residentes. A solicitação partiu da UPA e com a iniciativa pretendemos uma abertura de campo de ensino aos nossos residentes”, explica.

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Larissa Godoy e Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content