HU-UEPG recebe nova turma de residentes médicos

Compartilhe

Uma nova turma de residentes médicos chegou ao Hospital Universitário (HU-UEPG). Na manhã da última sexta-feira (26), quinze profissionais foram recepcionados para integração pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Miguel Sanches Neto, o diretor do HU-UEPG Sinvaldo Baglie, o diretor técnico Ricardo Zanetti, além da equipe da Comissão de Residência Médica (Coreme).

A turma que está assumindo as vagas realizou o processo seletivo do Programa de Residências Médicas do HU-UEPG em novembro de 2020. As matrículas dos aprovados iniciaram dia 10 de fevereiro e foram sete chamadas na lista de candidatos aprovados. Neste ano, as modalidades ofertadas foram Clínica Médica, Radiologia, Cirúrgica Básica, Neurologia, Endoscopia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Medicina Intensiva e Vascular. Os novos médicos estarão em residência no Hospital pelos próximos três anos.

Durante solenidade de recepção, o reitor aproveitou para dar as boas-vindas aos recém-chegados: “é um prazer receber profissionais que acabaram de sair da universidade. Todos estão prestes a trabalhar em um hospital de referência no estado e espero que todos tenham um excelente aprendizado durante a residência”.

No HU-UEPG, atuam em conjunto os programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde.  Sinvaldo destaca que os profissionais estão chegando em um momento crítico e diferente da saúde. “Vamos buscar com todo afinco oferecer o melhor aprendizado. Estamos próximos de termos nosso próprio ambulatório de especialidades médicas, o que dará uma experiência única a todos”, explica.

O HU-UEPG dispõe de onze especialidades de residência médica, três residências uniprofissionais e seis multiprofissionais. Os alunos formados recebem o título de Especialistas na área que cursaram. O primeiro programa iniciou em março de 2013. Na época, o Programa contava apenas com as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Medicina da Família e Comunidades. Para Zanetti, os novos profissionais são guerreiros. “Estamos no meio de uma guerra, e quem escolhe trabalhar em um hospital embarca automaticamente na missão de servir às pessoas”, destaca.

Para Evandro Antonio Sbalcheiro Mariot, representante da Coreme do HU, os médicos residentes são parte fundamental do trabalho das equipes médicas, tanto pelo ensino, quanto pela própria assistência aos pacientes. “A expectativa em relação a essa nova turma é muito positiva. Tanto pela renovação que se faz, quanto pela coragem de enfrentarem uma especialização, que normalmente já é puxada e será ainda mais pelo momento que estamos vivendo”, finaliza.

Texto e fotos: Jéssica Natal

Compartilhe

 

Skip to content