Inicia amanhã (24) a XVI Semana de Integração e Resistência. Esta edição do evento, realizado pelo Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem como tema o “Brasil desgovernado: as crises sanitárias, instabilidades institucionais e as implicações para o jornalismo”. A palestra de abertura será por conta de Marina Atoji, jornalista formada pela USP, gerente de projetos da Transparência Brasil e coordenadora do Fórum de Direito e Acesso a Informações Públicas.
As palestras ocorrem entre os dias 24 a 26 às 19h com transmissão ao vivo pelo canal YouTube Cajor Online e também pela página do facebook do Cajor. Já as oficinas irão acontecer entre os dias 25 e 27, e as transmissões ocorrem pela plataforma Google Meet. Para isso, as inscrições devem ser realizadas até terça-feira (24), às 12h, pelo link. Todas as transmissões são gratuitas, com certificados de duas horas por evento.
O evento é tradicional no curso e procura debater temas de interesse coletivo e que interfiram na sociedade brasileira. A Coordenadora Geral do Cajor e integrante da Comissão de Organização do evento, Ana Luiza Bertelli Dimbarre, vê o tema deste ano “importante para refletirmos sobre os pilares da sociedade que estão sendo afetados pelos políticos dos Poderes Públicos que não cumprem com seus deveres”.
A edição deste ano é um desdobramento do evento do ano passado com tema “O jornalismo e os desafios das crises de 2020”. “Não tínhamos noção de que as crises do ano passado estariam tão acentuadas e chegariam ao ponto em que estamos hoje. Somos brasileiros e precisamos lutar pelos nossos direitos. Trazer esses assuntos em pauta é uma forma de pensarmos e refletirmos sobre o que queremos para o nosso futuro”, ressalta Ana Luiza.
É o segundo ano que o evento ocorre no formato on-line. A Semana de Integração e Resistência é aberta a todos da comunidade acadêmica e público em geral. A acadêmica do terceiro ano de jornalismo da UEPG, Emanuelle Benício, comenta o lado positivo do formato on-line. “No formato on-line abre muito mais um leque de pessoas que possam participar, isso nos ajuda a dar mais engajamento com os participantes”.
Terça-Feira (24)
– Palestra às 19h: “Instabilidades Institucionais”
Quarta-feira (25)
– Oficina às 10h: “Jornalismo de Dados”
– Palestra às 19h: “Crises Sanitárias: CPI e Vacinação”
Quinta-feira (26)
– Oficina às 10h: “Jornalismo Investigativo”
– Palestra às 19h: “Implicações para o Jornalismo: Fake News e descredibilização”
Sexta-feira (27)
– Oficina às 10h: “Social Media“
– Oficina às 14h: “Fotografia”
Texto Cajor (Adaptado pela CCOM); Foto: Arquivo pessoal Marina Atoji