A Semana é de organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com a equipe de medicina do trabalho. De acordo com a pró-reitora de Recursos Humanos, Eliane Rauski, a Sipat é uma exigência do Governo Federal, que estabeleceu a Norma Reguladora nº 5, em que especifica a promoção anual da Sipat. As temáticas devem abranger temas como prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho em atividades e práticas. “Ao atender uma exigência legal, também aproveitamos para incluir temas que são muito relevantes, tanto para a saúde física quanto mental de nossos colaboradores, pois são eles que fazem a diferença”.
O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, destaca a importância do debate de temas que interferem no trabalho. “Estamos aqui para conversar sobre nossos pontos fortes e nossas necessidades, sempre celebrando a nossa instituição, feita por quem põe a mão na massa e faz a Universidade crescer”.
Além dos assuntos de exigência da Norma Reguladora, os temas da Sipat foram pensados a partir de demandas internas dos servidores, explica Jeverson Nascimento, diretor de Qualidade de vida no Trabalho. “A expectativa é que as pessoas participem de todas as atividades, e o principal objetivo, além do aprendizado, é a integração dos servidores, o que é bem importante”, ressalta.
Importância
Para a servidora Chryslaine Alves Pereira, a rotina faz com que conceitos acabem por ser esquecidos, assim como hábitos obrigatórios no ambiente de trabalho. “Essas capacitações reavivam isso na nossa memória, nos reforçam que no ambiente de trabalho temos responsabilidades e é muito importante que isso não seja deixado de lado”. A programação completa da Sipat pode ser conferida aqui.
Texto e fotos: Jéssica Natal