UEPG e Conselho de Educação Física debatem parceria para formação profissional

Compartilhe

A formação de profissionais da Educação Física em foco. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se reuniu com representantes  do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (Cref 9-PR) para debater a oferta cursos de capacitação para profissionais de Educação Física. O encontro aconteceu em 15 de maio e tratou do projeto a ser desenvolvido pelo Departamento de Educação Física (Dedufis) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

O projeto de formação é inspirado no curso de Especialização de Gestão Pública em Esportes, oferecido pela UEPG, entre 2020 a 2021, voltado à formação complementar de profissionais de Educação Física, especialmente os que atuam em órgãos públicos ligados à promoção do esporte. As possibilidades para a implantação prática da parceria e a disponibilização dos cursos ainda está em fase de análise.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, informa que parceira é uma proposta interessante para a Universidade, pois traz mais visibilidade ao curso de Educação Física, valoriza e reconhece a instituição como agente transformador da comunidade. “A UEPG assume papel de protagonista em várias áreas, na educação, na saúde, na ciência e tecnologia e agora também nos esportes, por isso autoridades têm nos procurado para o desenvolvimento de parcerias”. Durante a reunião, o vice-reitor mencionou o Centro de Treinamento (CT) do Operário Ferroviário Esporte Clube, no Campus Uvaranas da UEPG, parceria com o clube que tornou a Universidade referência na promoção do esporte.

Os cursos de formação serão elaborados com base nas diferentes áreas de atuação dos profissionais em Educação Física, desde a educação básica, no caso dos licenciados; até o trabalho em academias, clubes, escolas esportivas e estúdios, exercidos pelos bacharéis. O pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo, ressalta que a UEPG cumpre sua missão institucional ao estabelecer parcerias. “Ao nos aproximarmos de órgãos importantes, promovendo ações educativas e de formação, vamos ao encontro com o que entendemos ser o papel da Universidade na comunidade”, salienta.

“A especialização em Gestão Pública em Esportes e outras ações, como a parceria com o Operário, chamaram a atenção do Conselho”, exalta o professor Moacir Ávila de Matos Júnior, do Dedufis. “Como instituição pública, a UEPG tem o papel de devolver junto à sociedade a produção do conhecimento produzido aqui dentro e essas parcerias são uma forma de fazer isso”. Segundo ele, após implementada, a parceria será benéfica aos acadêmicos e professores do Departamento, pois irá permitir o contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho e estimular novas formas de aprendizado em sala de aula.

Texto e fotos: Gabriel Miguel

 


Compartilhe

 

Skip to content