A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou de reunião com membros do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), na última segunda-feira (12), em Curitiba. O objetivo do encontro foi apresentar a Universidade aos conselheiros, explicar a organização institucional, estrutura e o trabalho desenvolvido interna e externamente.
O encontro foi promovido pela Câmara de Ensino Superior do CEE-PR, como parte de uma série de reuniões com todas as universidades estaduais do Paraná. Participaram da reunião os seis conselheiros que compõem a Câmara, com mediação feita pelo presidente do CEE-PR, professor João Carlos Gomes, docente da UEPG, e a presidente da Câmara de Ensino Superior, professora Fátima Padoan.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, iniciou a apresentação e, em seguida, os pró-reitores falaram sobre as atribuições das suas pró-reitorias e os órgãos vinculados a elas. Foram apresentados aos conselheiros os cursos de graduação e pós-graduação, o número de alunos matriculados, estrutura física e todas frentes em que a Universidade atua junto à comunidade, desde a formação profissional até o atendimento à saúde, por meio da sua rede hospitalar. Também foram abordados assuntos específicos, como evasão de alunos, inclusão e políticas de permanência.
O presidente do CEE-PR, professor João Carlos Gomes, explica que a aproximação entre instituições permite que a sociedade conheça o potencial da UEPG, para além da formação de profissionais, mas também em ações de pesquisa, extensão e integração com a comunidade. “Nossas universidades surgiram no interior, com objetivo de desenvolver suas regiões. Como professor e ex-reitor da UEPG, ver o trabalho desenvolvido me desperta um sentimento de orgulho. Vejo uma Universidade comprometida com a integração da comunidade”, comemora.
Para a professora Fátima Padoan, presidente da Câmara, o contato entre a universidade e o CEE-PR é importante para que os conselheiros vejam na prática as ações e potencial das universidades, contribuindo para o recredenciamento das instituições e renovação do reconhecimento dos seus cursos. “Entendemos ser fundamental conhecer cada instituição nos aspectos referentes à infraestrutura, ações de ensino, pesquisa e extensão. Esta aproximação irá contribuir no desenvolvimento dos nossos trabalhos”, explica a conselheira.
“Admiramos muito a UEPG e a gestão do professor Miguel. Sempre é um prazer representar a Seti na interlocução entre as universidades e o conselho, porque assim conhecemos os méritos de casa administração”, elogia o professor Fabiano Gonçalves Costa, representante de Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), no Conselho Estadual de Educação.
As reuniões entre os conselheiros do CEE-PR e as gestões das universidades devem ocorrer a cada quatro anos. O conselho prevê realizar, no segundo semestre deste ano, visitas a cada uma das sete universidades estaduais do Paraná, para conhecer sua estrutura física.
Texto e fotos: Gabriel Miguel