Participaram da reunião a pró-reitora da Proplan, Andrea Tedesco; e a diretora de Avaliação Institucional, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira. “A UEPG, por meio das participações em rankings internacionais, vem levantando as ações da instituição em projetos de extensão, de pesquisa e ações culturais para relacioná-los aos ODS”, informa Andrea. O primeiro material do levantamento é o Relatório ODS 2021, elaborado pela Proplan, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da UEPG (CCom), disponível em português e inglês. O Relatório 2022 está em produção e será disponibilizado em breve.
O Paraná é o primeiro e único Estado do país que estabeleceu a parceria com a OCDE. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Centro de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades da OCDE, Stéfano Marta, a visita ao Paraná foi uma oportunidade de aprendizado. “Vimos a aplicação dos objetivos em diferentes níveis de Governo, já que o Estado conseguiu integrar a sua atuação com os municípios, as universidades e a sociedade civil organizada, então agradecemos toda a equipe envolvida por essa troca”, destaca.
O relatório entregue a Stéfano, em inglês, elencou possíveis ações que a OCDE pode implementar para auxiliar as universidades a ampliarem suas ações no cumprimento dos ODSs. Para Andrea Tedesco, o documento mostrou um grande envolvimento da UEPG no atendimento aos Objetivos. “O nosso relatório alcança positivamente não apenas a comunidade universitária, mas todos os municípios envolvidos pelas ações”, completa.
O relatório está disponível no link aqui.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Ari Dias/AEN