Com foco na humanização e no bom atendimento dos pacientes, o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) reuniu na última terça-feira (18), em seu auditório, pacientes que aguardam por uma cirurgia no quadril. O motivo? Orientação no que diz respeito aos procedimentos pré e pós-cirúrgicos.
Ela comenta ainda que o Hospital Universitário da UEPG é referência para o tratamento de traumas e também no atendimento de ortopedia de três regionais de saúde, com cerca de 1,1 milhão de habitantes na área de abrangência. “Somente o nosso hospital realiza essa atividade inovadora pré-cirúrgica para pacientes do SUS”, enaltece.
O responsável pela reunião com os pacientes foi o médico Conrado Trentini, que coordena as cirurgias de quadril no HU. Segundo ele, se trata de uma reunião multidisciplinar composta pela equipe médica, de enfermagem, de fisioterapia e da assistência social. “O objetivo é orientar e tirar as dúvidas de todos que serão submetidos à artroplastia total de quadril nos próximos meses. Neste encontro, reforçamos todos os cuidados que o paciente deve ter antes, durante e após o procedimento”, explica.
Trentini conta também que essa proposta de uma reunião pré-cirúrgica com pacientes surgiu quando ele ainda era residente de medicina no HU. “O projeto já existe há cinco anos e a primeira reunião aconteceu em parceria com o Dr José Marcos Lavrador Filho do Hospital do Trabalhador de Curitiba. Hoje, a equipe de cirurgia de quadril do HU-UEPG é composta por outros dois cirurgiões, além de mim: Dr. Victor Genovezzi e Dr Marcos Remus. Todos especialistas e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril”.
A diretora Fabiana lembra que o médico Conrado Trentini foi aluno de medicina da UEPG, além da residência realizada no HU. “O Conrado foi nosso aluno da segunda turma de medicina e hoje continua conosco. Isso mostra a importância da verticalização do ensino médico na UEPG, que oportuniza para que os alunos não só tenham a sua formação de graduação e pós-graduação, mas também no acolhimento do ambiente de trabalho”.
“Temos alguns pacientes na fila para a cirurgia de quadril. Isso porque durante a pandemia da Covid-19 o HU foi referência no atendimento e todas as cirurgias eletivas foram suspensas”, detalha a diretora. Dentre as ações que buscam agilizar a fila de espera pelos procedimentos, estão a ampliação dos horários de atendimento do Centro cirúrgico e a aquisição de próteses materiais. “Enquanto gestão do hospital, temos feito um esforço coletivo para que esses pacientes sejam atendidos o mais rápido possível”, finaliza.
Texto e fotos: Tierri Angeluci