UEPG promove primeira fase do FUC Reverbera com artistas locais

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A arte conectada com o mercado. Nesta terça-feira (10), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), iniciou a primeira fase do FUC Reverbera 2022, que promove atividades voltadas para artistas inscritos no 34º Festival Universitário da Canção (FUC).

Produtores, estúdios de gravação e profissionais da música participaram do “Reverbera Lab”, que aconteceu no Cine-Teatro Ópera B e abordou o engajamento nas mídias sociais e plataformas digitais. “Tivemos um momento incrível para os músicos de Ponta Grossa. Falar de autoprodução musical e o contexto do streaming é extremamente atual, pois cada vez mais os artistas se deparam com uma série de dificuldades para planejar e organizar sua carreira musical”, destaca a diretora de assuntos culturais, Sandra Borsoi.

Segundo Sandra, as exigências para que artistas sejam multifuncionais é uma barreira grande na indústria da música, pois os é necessário dominar ferramentas que não estão diretamente ligadas ao seu fazer artístico. “Nossos músicos precisam ser verdadeiros empreendedores autônomos, o próprio artista que gerencia sua carreira. Nesta noite, foi dada a oportunidade desses profissionais terem noções básicas de várias etapas de planejamento de sua carreira nas diferentes plataformas”, ressalta.

Na noite de hoje (11), a curadoria do FUC irá se reunir, de maneira remota, para dar uma devolutiva sobre os trabalhos apresentados aos inscritos. Os selecionados serão divulgados pela UEPG nesta quinta-feira.

Palestrantes

O encontro contou com a participação de Téo Ruiz, que abordou estratégias de lançamentos em plataformas digitais. “Para mim, foi muito importante participar e é muito bacana compartilhar um pouco do que eu experiencio na indústria da música, falar do papel do compositor e como foi toda a reconfiguração do setor até chegar no streaming, que hoje é o principal mecanismo de consumo e escuta de música”, ressalta.

A conversa permitiu que os artistas pudessem se preparar e compreender o que acontece no mundo da música, para que possam reposicionar seus trabalhos da forma mais profissional e assertiva possível, segundo Téo. “Eventos como o FUC Reverbera proporcionam espaços de reflexão, de encontro e de pensar sobre a carreira musical, o que é fundamental na perspectiva de empreendedorismo”. Pensar no autogerenciamento de carreiras, exigência do atual mercado, é algo imprescindível para quem quer viver de música, cultura e arte. “A gente tem essa demanda e temos que continuar produzindo. Por isso, espaços como o Reverbera, de conexão e intersecção, fazem a gente crescer, empreender e produzir cada vez mais”, reflete.

Juntamente com Téo, Priscila Morais conversou sobre estratégias para engajamento de público, com sugestões para os artistas se inserirem com sucesso no mundo das mídias. “Construímos uma cena a partir do público, o público é um foco e o principal canal para conseguirmos se construir enquanto cena musical”, enfatiza. Priscila contou sobre sua experiência no ramo e lançou uma reflexão aos presentes. “Produza aquilo que você gostaria de consumir, é esse o mote em que devemos trabalhar”.

Reflexões

“O FUC Reverbera constitui-se em um projeto muito importante, que antecede o Festival Universitário da Canção propriamente dito”, salienta a pró-reitora da Proex, Édina Schimanski. “Foi uma inovação que nasceu dentro do contexto da pandemia, mas que tem se mostrado importante na atual conjuntura. Ao trazer formação para a área, o projeto também visa a valorização dos músicos e da carreira musical”, pontua.

O professor Rogério Bergold, do curso de Licenciatura em Música da UEPG, prestigiou o evento e destaca que a conversa foi essencial aos que querem viver profissionalmente de música. “Pois, ultimamente, os editais governamentais para a cultura em geral têm sido inconstantes. Com isso, a UEPG, através da Proex, está procurando investir na capacitação dos artistas, para que atinjam seus sonhos de profissionalização e independência financeira”, salienta.

Apoio 

O 34º FUC é de realização da UEPG, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico a Tecnológico (FAUEPG); Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); e Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). Com patrocínio do Shopping Palladium; promoção da RPC; e incentivo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo; Conselho Municipal de Turismo; e Ponta Grossa Turística 2026. O evento acontece em parceria com Scream.me; Estúdio Piralinda; Álamo Balzer Studio; Fluencia; Estratégia Projetos Criativos; Culturação; e Cultura Plural.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Maurício Bolette


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