Para encerrar o ano de 2020, o projeto de extensão: “Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão social e ajudando a mudar o cenário da educação”, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, lançou o segundo volume da Revista da OPMat – Olimpíada Pontagrossense de Matemática.
Segundo o professor Marcos Teixeira Alves (DEMAT-UEPG), coordenador e membro do Comitê Editorial, a Revista da OPMat vai além de ser um instrumento de divulgação da Olimpíada Pontagrossense de Matemática. “Este material se caracteriza como uma ferramenta metodológica importante para alunos e professores da Educação Básica, propiciando o hábito da leitura e da escrita e contribuindo para a produção de novos conhecimentos relacionados à Matemática”, afirma.
O volume apresenta os problemas da 7ª OPMat realizada no ano de 2019, suas resoluções, incluindo algumas dessas elaboradas por alunos medalhistas desta edição, fazendo menção às escolas participantes, aos alunos e professores premiados. A seção “Artigos” conta com três trabalhos produzidos por professores do DEMAT e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG. O primeiro artigo: “Uma Aplicação da Análise Combinatória ao Processo de Composição Musical” aborda a possibilidade de utilizar a Análise Combinatória para compor músicas. O artigo “A Resolução de um Problema da OBMEP com o Auxílio do GeoGebra” apresenta a resolução de um problema de geometria da OBMEP utilizando a metodologia da resolução de problemas com o uso do GeoGebra como ferramenta auxiliar. Finalmente, o artigo: “O Problema de Monty Hall” descreve um problema de probabilidade que gerou grande polêmica nos anos 1990.
Neste volume, a seção “Entrevistas” conta com a participação dos professores Jocemar de Quadros Chagas, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, e Marcos Calçada, coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. A revista ainda contém uma seção de “Curiosidades” relacionadas com a Matemática e uma seção de “Problemas Propostos”, que convida os leitores a enviarem suas resoluções. A novidade desta edição é a seção “Solução dos Problemas Propostos”, que apresenta as resoluções dos problemas propostos no primeiro volume da Revista, enviados pela comunidade.
O Comitê Editorial, formado por professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, espera que este seja um excelente material de estudos e aprofundamento matemático. Para mais detalhes sobre a publicação, confira a página da OPMat.
Texto: divulgação Adaptado por: Vanessa Hrenechen) Foto: divulgação