UEPG lamenta falecimento da ex-aluna Rosa Cristina Prestes Dornelles

Compartilhe

Profissionalismo e dedicação eram o símbolo de Rosa Cristina Prestes Dornelles. Professora prestigiada e profissional de renome, Rosa também deixou a marca do seu talento na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A instituição lamenta o falecimento da ex-aluna, de 43 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (23).

Rosa com colegas – a primeira da direita, na fileira de baixo

Incansável, Rosa também fazia parte da grande família que é a UEPG. Formada pelo curso de Engenharia de Alimentos, em 2004, ela retornou à instituição para fazer o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos dois anos depois. Desde que entrou na Universidade, a ex-aluna sempre se destacou pela inteligência e maturidade. “Ela sempre foi uma aluna muito ativa, sempre procurou resolver problemas de maneira prática, era de um pragmatismo impressionante”, descreve o professor do Departamento de Engenharia de Alimentos, Ivo Mottin Demiate.

Depois da formatura na graduação, Rosa contribuiu com o desenvolvimento de indústrias alimentícias da região do ramo de carnes, como consultora. Depois, resolver se dedicar à carreira acadêmica, fez Mestrado, seguiu para o Doutorado no Rio Grande do Sul e iniciou como professora efetiva na Universidade Federal de Santa Maria, onde era docente até o momento. “Ela aprovou muitos projetos, sempre trabalhou com indústrias e empresas de alto gabarito. Rosa é um dos grandes orgulhos da UEPG, uma das egressas mais proeminentes que tivemos até hoje”, ressalta Demiate. O professor não deixa de destacar o caráter responsável e talentoso de Rosa. “Ela é uma referência na nossa área, com um destaque absurdo no cenário nacional”, completa.

Rosa ao meio das colegas, na formatura

A UEPG contribuiu com a formação de boa parte da família Prestes. Além de Rosa, seus irmãos se graduaram pela Universidade – Ana Paula Prestes (Farmácia); Andréia do Rocio Prestes (Engenharia Civil); e Eduardo Prestes (Engenharia de Materiais) – todos profissionais de renome no Brasil. A UFSM também lamentou o falecimento de sua professora efetiva. “Comunicamos, com pesar, o falecimento da professora Rosa, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, do Centro de Ciências Rurais da UFSM. A professora deixou duas filhas, Sara e Alice”.

A partida prematura de Rosa deixou seus ex-colegas de turma consternados. A professora Renata Dinnies Santos Salem foi colega de Rosa durante a graduação. “Sempre foi uma pessoa muito querida, prestativa e companheira. Ela se tornou uma grande profissional, muito respeitada na área que atuou. A sua partida tão precoce é uma tristeza imensa, que ela descanse em paz”, lamenta a docente.

Rosa foi colega duplamente da professora Marina Tolentino Marinho, tanto na graduação quanto no Mestrado. “Ela sempre foi uma pessoa muito querida por todos e super esforçada”, relembra. As conversas entre as duas sempre foram agradáveis. “Ela sempre me auxiliou com sua expertise na área de Ciência e Tecnologia de Carnes. Ela fez a diferença na vida de muitas pessoas. Iremos sentir muito a sua falta”.

O velório aconteceu ontem e o sepultamento será hoje, em Ponta Grossa, no Cemitério Santo Antônio. A UEPG se solidariza com a família, amigos e colegas pela partida precoce de Rosa.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content