Projeto da UEPG mapeia atrativos turísticos em município do Norte Pioneiro

Compartilhe

A região do Norte Pioneiro do Paraná está com trabalho ativo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto de extensão “Patrimônio Geológico de Sapopema: mapeamento e hierarquização”, desenvolvido por alunos e professores do Departamento de Turismo, realiza o mapeamento e hierarquização de atrativos naturais do município de Sapopema. 

Com aproximadamente 6,7 mil habitantes, Sapopema é conhecida pela elevação do Pico Agudo, com seus 1.100 metros de altitude, por cachoeiras e belezas naturais, além de abrigar diversos tipos de formações rochosas de interesse da área da Geologia, que ajudam a contar a história das terras paranaenses remontando a milhões de anos.

O responsável pela iniciativa é o professor Leandro Baptista. Segundo ele, o grupo iniciou o trabalho em novembro de 2024, com o objetivo de levar os estudos de Turismo para para mais pessoas. “O turismo sempre foi visto como uma atividade elitizada, e movimentos contrários a esse paradigma são importantes. Valorizar saberes, motivar empreendimentos que não precisam competir com destinos já consolidados, contribui para a geração de empregos, agrega renda, diminui o êxodo para centros urbanos maiores e fortalece a identidade local”, completa.

Etapas do Trabalho

O estudo é executado em três fases. A primeira foi laboratorial, na qual são coletadas informações em fontes secundárias, envolvendo a análise de publicações e dados existentes sobre Sapopema. “No momento, estamos na fase de campo para coletar dados primários utilizando uma matriz de dados, que envolve quesitos como infraestrutura, acesso, sinalização, entre outros critérios de avaliação”, complementa Leandro. A fase final consiste no retorno ao laboratório para a elaboração de mapas, relatórios, plano de ações e divulgação dos resultados.

Para esta tarefa, Leandro conta com uma equipe de duas turismólogas e três acadêmicas do curso de Turismo. O financiamento foi obtido via Fundo Paraná, por meio do Programa Universidade sem Fronteiras. O acompanhamento da execução é feito pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). 

Ao final do projeto, o grupo espera contribuir para a atualização do plano diretor de turismo de Sapopema, a elaboração de políticas públicas setoriais, o incentivo ao empreendedorismo e a melhoria da representatividade do município no mapa turístico do Paraná. Segundo os pesquisadores, a intenção é auxiliar no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do local, que atualmente está na 351ª posição entre os 399 municípios paranaenses, conforme a última avaliação, feita em 2021.

Texto: Helton Costa/Fotos: Kauanny Souza de Oliveira

Compartilhe

 

Skip to content