Progesp e ASI promovem palestra sobre saúde mental para servidores

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou palestra sobre saúde mental aos servidores. Com o assunto “Conversando sobre Saúde Mental, Estilo de Vida e Felicidade”, organizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e o Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI), a atividade aconteceu em 24 de setembro, no auditório da Biblioteca Central, Campus Uvaranas, em alusão à campanha Setembro Amarelo.

A ação faz parte do projeto Florescer, do ASI, que realiza diferentes ações de promoção à saúde dentro da instituição. O encontro reuniu servidores de diferentes setores para assistir às palestras do médico Marcelo Young Blood, diretor-técnico do Hospital Universitário (HU UEPG), e da professora Milene Zanoni, diretora do ASI, sobre diferentes aspectos dos cuidados com a saúde mental. O médico e a professora destacaram o papel dos cuidados com a saúde, como alimentação adequada, rotina, exercícios físicos e práticas espirituais.

“Debater saúde mental é fundamental. Hoje, o Brasil é o país com mais pessoas sofrendo de ansiedade no mundo. E considerando que o estresse crônico pode desencadear uma série de doenças, se faz necessário trazer o debate para o ambiente de trabalho dos servidores”, destaca Young Blood, que também ressalta a expectativa de conscientizar sobre a adoção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

“Tratar de saúde mental não é só em setembro, são todos os dias, e o ASI tem a função de acolher a comunidade interna e externa no cuidado integral da saúde e bem estar”, reforça Zanoni. Ela destaca o trabalho desenvolvido pelo Ambulatório de Saúde Integrativa na promoção à qualidade de vida da comunidade universitária, por meio de diferentes procedimentos de saúde. Para buscar o atendimento junto ao ASI, é necessário entrar em contato pelo telefone (42) 2102 8916.

O diretor de Qualidade de Vida no Trabalho da Progesp, Paulo Lemos, abriu o evento ressaltando os esforços da Universidade para a promoção da saúde mental entre os servidores. “O programa foi  pensado de modo a proporcionar um espaço de cuidado aos servidores. Sabemos que quando eles se sentem cuidados integralmente, estarão em melhores condições de cuidar, pois o seu bem-estar se reflete no seu trabalho”, destaca Cleonice de Souza, organizadora do encontro e servidora do ASI UEPG. Também integrou a organização a assistente social Andreia Santos Doll.

Outras iniciativas

A palestra para servidores foi uma das atividades desenvolvidas pela Universidade em alusão à campanha Setembro Amarelo. As oficinas “Cuidados com o Bem-Estar Mental e Emocional” e desafios de cuidados mútuos também integraram a programação da Progesp, por meio do seu serviço de psicologia organizacional. Participando das atividades, os servidores da UEPG aprenderam formas de agir em situações de crise de ansiedade ou estresse e receberam orientações sobre como oferecer suporte a colegas para enfrentar crises. Os desafios incentivaram a adoção de práticas para o cuidado da saúde mental.

“A resposta dos servidores foi extremamente positiva, com uma participação ativa e engajada em todas as atividades. O sucesso das oficinas, do desafio e do mural reforça a importância de iniciativas voltadas à saúde mental” comenta a psicóloga organizacional Vanessa Cassaro, coordenadora da ação. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realizou o encontro Saúde Mental no Contexto Universitário, entre os dias 04 e 05 de setembro. Os programas de educação tutorial (PET) em Química, Engenharia de Alimentos e História realizaram a atividade Saúde Mental: como buscar o equilíbrio emocional para estudantes.

Texto e fotos: Gabriel Miguel


Compartilhe

 

Skip to content