Pela primeira vez, duas universidades se unem para organizar juntas a Reunião da Sociedade Brasileira de Química – Regional Sul (SBQ-Sul), um dos eventos mais importantes da pesquisa em Química do país. Os departamentos de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) trabalham juntos para realizar o evento de forma presencial, em Ponta Grossa, Paraná. A programação da 28ª edição do SBQ-Sul vai de quarta-feira (23) até sexta-feira (25), com participação de renomados cientistas da Região Sul, pesquisadores e estudantes que irão discutir as suas pesquisas nas mais diferentes áreas da química e ciências correlatas.
Já são cerca de 400 pessoas inscritas nas palestras, conferências, plenárias, minicursos e apresentações de painéis, Muitas vêm de outras cidades do país e terão a oportunidade de conhecer as duas instituições públicas de ensino superior de Ponta Grossa. “Muitas dessas pessoas terão esse primeiro contato com a UEPG e a UTFPR e, quem sabe, poderão vir para cá fazer uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado. Com isso, cria-se vínculos e oportunidades de pesquisa e colaboração entre professores de várias partes do país”, comenta Luciana de Boer Pinheiro de Souza, representante da UEPG na comissão organizadora do evento.
A própria Luciana conheceu a UEPG e Ponta Grossa por meio de um evento como esse, em 2007. “Estava na pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No fim, acabei me mudando para cá e seguindo carreira. Como poderia imaginar, na época, que me tornaria professora da instituição”, comenta.
O tema central da 28ª SBQ-Sul é ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, mesmo tema escolhido pela UNESCO. A proposta é debater como a química e as demais ciências básicas diretamente em contato com ela devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento sustentável.
Confira a programação completa aqui.
Texto: Sandrah Souza Guimarães | Foto: Maurício Bollete