Estudantes apresentam pesquisas no segundo dia de EAIC e EAIC JR

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Nesta terça-feira (15), acontecem as apresentações de pesquisas no 29º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e o 6º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC JR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, ao fim de três dias do evento terão sido apresentados 574 trabalhos dos programas de iniciação científica CNPq – FA – UEPG e iniciação científica voluntária (sem bolsa) e mais 40 trabalhos de estudantes de escolas públicas do Paraná que desenvolvem atividades vinculadas à Iniciação Científica ou Tecnológica nas instituições.

De acordo com o coordenador geral e professor Rodrigo Rodrigues Matiello, em 2020 foram realizadas algumas alterações com o intuito de internacionalizar o evento. “Neste ano, abrimos a possibilidade dos alunos apresentarem os seus trabalhos em inglês e nós tivemos a satisfação de ter 21 alunos inscritos”, releva. A possibilidade de expor as pesquisas em outro idioma surgiu a partir de uma parceria que a organização do EAIC e EAIC JR realizou com o Escritório de Relações Internacionais da UEPG. “A equipe do Escritório tem ajudado muito com a coordenação dos trabalhos  em inglês”, afirma Matiello. 

Segundo o coordenador do evento, 92 sessões de apresentação estão acontecendo durante os três dias dos encontros. “Em cada sessão vamos começar com um vídeo do EAIC JR, seguido de seis vídeos do EAIC e depois abriremos espaço pelo Google Meet para os questionamentos dos monitores, coordenadores de sessão, participantes da sala e também avaliadores externos CNPq “, informa.

Matiello explica que o EAIC além de reunir as pesquisas desenvolvidas na instituição durante o período de 2019 e 2020, também permite que seja realizado um processo avaliativo por um comitê externo. “Os estudantes participam do evento a partir de grandes áreas de conhecimento do CNPq, tais como: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes. Em cada uma dessas áreas do conhecimento há um professor de outra instituição, bolsista do CNPq, que faz parte do comitê externo e participa com o intuito de avaliar o nosso programa de iniciação científica e o evento”. esclarece.

Texto: Vanessa Hrenechen

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