A quarta honraria chegou para o curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A Ordem dos Advogados do Brasil concedeu o Selo OAB Recomenda, que reconhece a excelência da estrutura do curso e do desempenho de professores, profissionais e alunos na área jurídica. Nesta edição, apenas 17 dos 198 cursos de Direito do Paraná receberam o Selo – a UEPG é a única da região a ser reconhecida.
“Esse cenário indica que o curso de Direito da UEPG se destaca pela excelência na formação dos alunos, que obtêm alto índice de aprovação no exame da OAB”. Outro diferencial, segundo Adriana, é que os acadêmicos têm uma formação humanista e integral, voltada à pesquisa e à extensão. “Nossos alunos se destacam em seleções diversas em estágios e concursos, e os egressos têm obtido sucesso no ingresso nas carreiras jurídicas mais concorridas do país, até mesmo em seleções de pós-graduação fora do Brasil”.
O orgulho pela conquista também foi ressaltado na fala do chefe-adjunto, professor Marcelo Alves. “O reconhecimento é uma forma de garantir a credibilidade de um curso comprometido com a excelência educacional, que se destaca pelos padrões de ensino, com indicadores positivos do exame da OAB e Enade”. O reconhecimento é um incentivo ao esforço de docentes, acadêmicos e agentes universitários. “Isso nos motiva a desenvolver uma política de capacitação que vai além da sala de aula, preocupados com a formação ética de cidadãos, comprometidos com a totalidade que envolve o ser humano”.
Alexandre Almeida Rocha, coordenador do curso na parte noturna, ressalta que a honraria também reconhece a qualidade do corpo docente e toda a infraestrutura administrativa e pedagógica. “São vários critérios utilizados para chegar a uma nota final e classificar as faculdades de Direito no Brasil e para nós isso tem bastante importância, porque implica também um reconhecimento profissional em relação ao nosso futuro”. Manter a qualidade do curso também é um norte de todo o corpo docente e administrativo. “Selo OAB Recomenda é uma distinção, e é um indicativo de que nós estamos num caminho certo”.
“Acho que a grande diferença dos demais cursos da região é o fato de que na UEPG, como instituição pública de ensino, há a possibilidade dos professores terem uma carreira docente”, enfatiza o coordenador do curso matutino, Volney Campos. “No mercado privado de ensino, os regimes de trabalho são muito precarizados e os professores não têm tempo para se dedicar e se qualificar devidamente”. O fato dos professores da instituição também estarem envolvidos com pesquisa e extensão também destaca o curso frente aos demais. “A UEPG tem se dedicado a construir um curso sólido, realmente representativo nas demandas dos alunos e do mercado. O Selo vem consagrar esse esforço, que é conjunto da instituição, dos profissionais, servidores técnicos e alunos”, termina.
Texto e fotos: Jéssica Natal