A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou, nos dias 07 e 08 de maio, a 12ª Semana de Enfermagem. O evento foi realizado pelo Departamento de Enfermagem (Denf) e o Centro Acadêmico de Enfermagem Sandra Bastos (Caesb), com apoio da Diretoria Acadêmica do Hospital Universitário (HU). Sob o mote “Romper bolhas no mundo atual para o resistir e coexistir da Enfermagem”, a Semana promoveu palestrar com convidados, oficinas práticas e apresentação e premiação de trabalhos acadêmicos.
Na abertura, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destacou o papel central do curso de Enfermagem. “Vocês representam algo que para nós é muito importante: o engajamento social. Isso é o que transforma a vida de vocês”. Para o chefe do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Julio Cesar Miné, encontros como a Semana possibilitam a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.
No segundo dia, aconteceram apresentações de trabalhos acadêmicos, com premiações para as pesquisas em destaque. Também à tarde, egressos do curso protagonizaram o Momento HU, onde apresentaram suas rotinas como residentes no Hospital Universitário. O residente Enzzo Pitela Santos fala que a experiência foi muito especial e significativa. “Retornar à universidade me permitiu refletir sobre minha trajetória. Foi gratificante contribuir com informações que serão úteis para as formação dos alunos”, exalta.
Para a coordenadora da Semana de Enfermagem da UEPG, professora Lara Simone Messias Floriano, o evento cumpriu com as expectativas. “Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos. Com certeza, o evento contribui para a formação dos futuros profissionais, pois além de mostrar as diversas faces da profissão por meio das temáticas que trouxemos, abrimos espaço para que os alunos protagonizarem o evento, pelas apresentações de trabalhos”. Os acadêmicos tiveram papel fundamental para a execução do evento, como pontua Jeani Chasko, do Caesb. “A Semana promoveu a discussão entre profissionais e alunos de todos os anos do curso, que abre um leque de possibilidades”.
Texto e fotos: Gabriel Miguel