Semanas pedagógicas da UEPG debatem o papel das novas tecnologias

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A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu atividades de formação para professores no início do ano letivo de 2024. Entre 05 e 09 de fevereiro, ocorreu a Semana de Formação Docente, evento organizado pelo Programa Docência no Ensino Superior (DES), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd); e a Semana Pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead), com o objetivo de acolher os professores da Universidade no retorno das atividades, com palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas que impactam no trabalho em sala de aula.

O objetivo do evento e do Programa DES é oferecer formação continuada aos professores, atualizada às novas tecnologias, e prestar apoio ao desenvolvimento das atividades docentes. Com a temática “A curricularização da extensão, Inteligência Artificial e novas tecnologias”, as atividades da Semana de Formação Docente foram planejadas para abordar esses tópicos e as possibilidades de trabalho com estudantes.

A coordenadora-geral do DES, professora Graciete Tozetto Góes, do Departamento de Educação, ressalta que o objetivo da Semana é criar um espaço para os professores compartilharem suas experiências na docência no ensino superior. “Por meio de encontros como este, descobrimos mais sobre a qualidade de ensino que nossa instituição oferece. É importante que uma universidade de renome, como a UEPG, desenvolva ações que visam a formação docente”, complementa.

O pró-reitor de Graduação da UEPG, professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, exalta a importância da Semana como uma oportunidade de superar desafios vividos no ensino superior: “Temos em nossas mãos a possiblidade de mudar a concepção da formação para enfrentar o desafio de voltar a encantar os alunos com o ensino superior”. Para o vice-reitor, professor Ivo Mottim Demiate, o tema do evento dialoga com o propósito da UEPG. “Com mais de duzentos projetos de extensão, a UEPG impacta a vida de um milhão e meio de pessoas da nossa região. Por isso, é de suma importância debatermos a curricularização da extensão”, explica o professor.

A Semana iniciou com a palestra “Extensão universitária: fundamentos e perspectivas para a curricularização”, ministrada pelo professor  Flavi Ferreira Lisboa Filho, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em sua fala, ele destacou o papel da extensão nas atividades da universidade e sua importância para a comunidade “A extensão é pensada para o público externo à universidade, é o momento que eles acessam a instituição. Extensão é diálogo e pensar em conjunto formas de superar problemas em determinada comunidade”, explica o palestrante.

Oficinas e atividades

Ao longo da Semana de Formação Docente, o Programa DES e a Prograd promoveram série de atividades voltadas às temáticas centrais, além das palestras. No segundo dia de evento (06), ocorreram oficinas voltadas à utilização de tecnologias pelos docentes em sala de aula, sobretudo as inteligências artificiais. As oficinas aconteceram nos Campi da UEPG, no período da tarde.

Em uma das oficinas, o engenheiro de computação e servidor do Nutead, Marvyn Meyer Sant’Ana, apresentou diferentes ferramentas de inteligência artificial e debateu com as professoras presentes sobre seu potencial como ferramenta pedagógica. “Sempre fico feliz com a curiosidade dos professores em inovar em sala de aula. As oficinas servem para tirar o medo que eles possam ter e facilitar o aprendizado com essas novas tecnologias”, destaca Sant’Ana. Ele reforça ser essencial o professor ter formação continuada sobre tecnologias para estar em contato com novas gerações de alunos.

Durante a atividade, as participantes trocaram conhecimentos sobre as tecnologias que atualmente empregam em sala de aula. A professora Jaine dos Santos Floriano, do Departamento de Educação, utiliza jogos online para revisão de conteúdos em provas e percebe bons resultados entre os estudantes. “A formação vem para atender uma demanda dos professores. Além de permitir um aprendizado dinâmico, que foge do tradicional, permite colocar em prática novas ideias”, destaca a docente.

Nos dias seguintes, a programação da Semana foi composta por espaços de diálogo com trocas de conhecimento entre professores da UEPG. Na quarta-feira (07), professores de diferentes departamentos reuniram-se no Centro Integrar (Campus Uvaranas), para trocar vivências na roda de conversa “Planos e práticas: diálogo sobre as experiências de planejamento de ensino”, no período da manhã. Os presentes ainda acompanharam a palestra “Propostas de ensino para a efetivação da Inclusão no Ensino Superior: contribuições do campo acadêmico brasileiro”, da professora Rosana Casagrande, do Departamento de Educação, seguida por roda de conversa, à tarde.

A Semana de Formação Docente da UEPG encerrou com rodas de conversa com relatos de experiências inovadoras de extensão, Na quinta-feira, aconteceu a atividade “Práticas exitosas da curricularização da extensão”, onde professores de diferentes setores da UEPG apresentaram propostas bem-sucedidas de projetos de extensão que dialogam com o conteúdo apresentado em sala de aula. A atividade aconteceu no Centro Integrar e no Auditório do Campus Central, com a participação de representantes de todos os setores da universidade.

Debate na educação à distância

O Nutead realizou a Semana Pedagógica (Sepnut), de forma paralela à Semana de Formação Docente da UEPG. Com o tema “Cultura Digital: Desafios e Inovação de uma Educação Superior Plural e Inclusiva”, o evento reuniu professores e servidores da Nutead e da TV Educativa UEPG, para debater o uso das tecnologias na promoção da inclusão e diversidade.

A Sepnut iniciou com a palestra “Liderança além do ego: Como a comunicação, pensamento crítico e criatividade podem transformar líderes em catalisadores de crescimento colaborativo”, ministrada pelo jornalista Jeferson de Souza. Os três dias de evento foram contemplados com diversas atividades, como palestras, workshops para o aperfeiçoamento profissional dos funcionários e reuniões de equipe visando o alinhamento de estratégias para o ano letivo.

“A era digital trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades para a educação superior e é essencial explorar como podemos utilizar a tecnologia de forma eficaz para promover a diversidade, a inclusão e a inovação dentro da nossa UEPG”, comenta a professora Patrícia Lúcia Wosgrau Freitas, diretora do Nutead. Ela reforça que o tema foi idealizado como um diálogo sobre Cultura Digital e educação, para promover abordagens inclusivas.

O coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Carlos Willians Jaques Morais, esteve presente na abertura da Semana. Em sua fala, ele destacou a importância de incorporar a Cultura Digital no cotidiano de um ambiente de aprendizado. “Temos hoje uma oportunidade de pensarmos uma série de práticas que realizamos, através da formação e das nossas ações mais técnicas, sempre visando a aprendizagem de nossos estudantes, a profissionalização e a transformação da vida das pessoas”, explica.

Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Gabriel Miguel, Jéssica Natal e Julio Cesar Prado

 

 

 


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