A máquina será utilizada para a implantação de experimentos agronômicos necessários às dissertações de mestrado e teses de doutorado dos Programas de Pós-graduação em Ciências Agrárias. O equipamento também poderá servir às pesquisa de alunos de Iniciação Científica dos programas Institucionais e aos trabalhos de conclusão de curso (TCCs).
A Semeadora de Parcelas permite a produção de experimentos com as mais diversas culturas agrícolas como: trigo, soja, milho, cevada, feijão, aveias e sorgo. “A máquina possui três diferentes mesas de distribuição de sementes, o que viabiliza a semeadura de parcelas experimentais com número variável de linhas/parcela. Por exemplo, numa das mesas de semeadura é possível semear até nove diferentes genótipos (cereais de inverno) numa única parcela com nove linhas de semeadura”, explica o Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Rodrigo Rodrigues Matiello.
Para o administrador da Fescon, Vanderson Romko, a aquisição do equipamento é muito importante para as pesquisas que são realizadas pelos professores e alunos no local. “O uso da tecnologia é fundamental para evitar erros e alcançar resultados mais precisos em experimentos agronômicos”, afirma.
Texto: Vanessa Hrenechen Fotos: divulgação