Nepia é parceiro no 11° Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente

Compartilhe

O Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nepia-UEPG) é parceiro na 11ª edição do Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 14 de junho, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, que acontece anualmente desde 2008, foi realizado em conjunto com as demais universidades estaduais em comemoração aos 34 anos do ECA. O tema deste ano foi “Ser criança e ter infância: desafios para efetivação da garantia dos direitos infanto-juvenis do Brasil” e contou com cerca de 300 participantes. 

Segundo a professora Danuta Estrufika Cantoia Luiz, do Departamento de Serviço Social da UEPG, “o objetivo foi promover reflexões sobre o Estatuto em em uma perspectiva analítica, a fim de somar no fortalecimento das políticas públicas e garantia dos direitos voltada à infância e adolescência brasileira, em específico, do Estado do Paraná”.

A programação incluiu oficinas e rodas de conversa sobre o tema com adolescentes representantes de organizações sociais e educacionais juntamente com o deputado federal Tadeu Veneri, um dos mobilizadores do evento no estado do Paraná, além de oficinas temáticas.

Uma dessas oficinas, intitulada “A escuta da revelação espontânea de crianças e adolescentes em situação de violência”, foi desenvolvida pela acadêmica do Nepia Emanuelly Gonçalves Tobias e a equipe de estagiários e extensionistas do curso de Serviço Social da UEPG, coordenados pela professora Danuta. 

Para a professora, “a avaliação é bastante positiva, pois marca a presença das universidades estaduais e demais entidades na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no estado do Paraná, em especial na comemoração dos 34 anos do ECA”.

Texto: Domitila Gonzalez | Fotos: arquivo dos entrevistados.


Compartilhe

 

Skip to content