Serviço Social UEPG recebe homenagem de vereadores
Compartilhe
Em homenagem aos 50 anos, o curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu moção de aplauso dos vereadores durante sessão na Câmara Municipal de Ponta Grossa, na última quarta-feira, 12 de abril. A chefe do Departamento de Serviço Social da UEPG, professora Danuta Cantóia Luiz, a coordenadora de curso, professora Lenir Mainardes, a professora Edina Schimanski e o reitor da universidade, professor Miguel Sanches Neto, estiveram presentes na sessão para receber a homenagem, proposta pela vereadora Josi do Coletivo.
Em seu discurso de agradecimento pelo reconhecimento dado ao curso e sua trajetória, a professora Lenir Mainardes destaca que comemorar 50 anos é motivo de orgulho, pois “neste período se formaram centenas de Assistentes Sociais que trabalham com as mais diversas expressões da questão social, na luta pela redução das desigualdades sociais e na promoção dos direitos humanos”. Ela reafirma o impacto do curso na defesa dos direitos das pessoas idosas, crianças e adolescentes, mulheres, imigrantes e outros grupos vulneráveis, assim como na promoção de empreendimentos de economia solidária. “Ponta Grossa fará 200 anos este ano. Nosso curso está presente em um quarto deste tempo”, celebra a coordenadora. O Curso de Serviço Social da UEPG foi criado no ano de 1973, iniciando suas atividades acadêmicas no ano de 1974 e sendo reconhecido pelo decreto federal nº 82.413, de 16 de outubro de 1978.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, comenta que o aniversário de cinquenta anos do curso de Serviço Social é uma data importante, pois praticamente coincide com a fundação da universidade, há 54 anos. “A UEPG surgiu como uma universidade extensionista e devemos isso principalmente à atuação do curso de Serviço Social, que modificou o perfil do ensino superior em Ponta Grossa”. O reitor parabeniza as professoras e os professores do curso e destaca que o trabalho feito por eles ao longo de cinco décadas é de extrema importância, inclusive na constituição de toda a universidade.
“Em 50 anos de existência o curso tem sido referência na formação de profissionais que atuam no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas. Em Ponta Grossa, assistentes sociais são gestores e executores de políticas, programas e serviços que, pode se dizer, compõem todos os setores da gestão pública”, explica a chefe de Departamento, Danuta Cantóia Luz. Para ela, a homenagem feita pelos vereadores mostra o reconhecimento dos legisladores de políticas públicas ao trabalho feito pelo curso. Ela finaliza ao comentar que o reconhecimento de fora da unversidade fortalece não apenas o curso de Serviço Social, mas toda a profissão. “O serviço social para a comunidade para Ponta Grossa e região é importante por formar profissionais que trabalham com políticas públicas que valorizam o ser humano e os direitos humanos”, comenta a professora Edina Schimanski. Ela reforça que os assistentes sociais formados pela UEPG atuam em diferentes campos, não apenas em Ponta Grossa, mas em todo o Brasil.
Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Luiz Augusto Lacerda/ CMPG