Durante o mês de outubro, acadêmicos do segundo ano de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) coordenam uma série de discussões on-line para a comunidade. A atividade será avaliada pelos docentes para composição da nota na disciplina Intrumentais Técnicos Operativos do Serviço Social.
A professora responsável pela disciplina, Cleide Lavoratti, explica que o objetivo da atividade é ensinar os alunos a planejarem, executarem e avaliarem eventos na área de Serviço Social. “Incentivamos os estudantes a desenvolverem o trabalho de projetar o evento, convidar palestrantes e fazer uma avaliação de caráter pedagógico sobre todas as etapas necessárias para realizar um evento na área. O exercício é fundamental para desenvolver habilidades como profissional”, salienta.
A turma foi dividida em dois grupos. Um deles, supervisionado pela professora Thais Cristina Santos, realizou dois eventos: o primeiro, ‘A importância e a acessibilidade da saúde integral direcionada à comunidade LGBTQIA+’ e o segundo, ‘Transtorno do Espectro Autista: desafios enfrentados ao longo da história e em tempos de pandemia’. Ambos já estão disponíveis no canal do Youtube do Centro Acadêmico de Serviço Social Divanir Munhoz (CASSD).
A segunda equipe, supervisionada pela professora Cleide Lavoratti, continua a série de discussões propostas pela disciplina com os eventos: ‘O Som dos Sinais: os desafios do Ensino Superior à população surda e deficiente auditiva’, que acontece hoje (08), às 19h; ‘Espinhos da Rosa’, um diálogo em torno da violência doméstica, relacionamentos abusivos e feminicídio; e o evento ‘O conservadorismo e as Opressões: a ideologia e as opressões de gênero, aos negros e aos povos indígenas’ que fecha as conversas virtuais dos alunos com a comunidade.
Os interessados em acompanhar os eventos podem realizar a inscrição aqui. A organização fornecerá certificado de horas aos participantes.
Texto: Julio César Prado Foto: Aline Jasper