UEPG instala servidor DNS Raiz da Internet em Ponta Grossa

Compartilhe

O Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NTI-UEPG) instalou, no fim de 2021, um servidor DNS Raiz da Internet em Ponta Grossa. O servidor, instalado em plataforma virtualizada, é responsável por converter nomes de domínios em endereços IP, que são os elos que tornam o acesso à internet algo possível a todos.

Conforme explica  o diretor do NTI, Luiz Gustavo Barros, o DNS (Domain Name System) é um protocolo que faz parte da infraestrutura primária e essencial da Internet como conhecemos. “Com a nossa iniciativa de hospedar o servidor na UEPG, contribuímos com a disponibilidade do serviço de DNS global e possibilitamos velocidade e repostas mais rápidas, pois o servidor está dentro da nossa rede”, ressalta.

Atualmente, existem 13 servidores pelo mundo, nomeados de “A” a “M”, o que identifica a qual instância o servidor pertence. O servidor instalado pela UEPG é o “K”, mantido pela RIPE NCC (Réseaux IP Européens Network Coordination Centre), organização sem fins lucrativos sediada na Holanda. Com o servidor instalado na Universidade, não será mais necessário trafegar longas distâncias para obter dados, de acordo com Gustavo. “Com isso, aumentamos, também, a capacidade de resposta desse sistema em caso de ataques de negação de serviço. Ainda temos capacidade de funcionamento do serviço de DNS na nossa região, em momentos de falha de conectividade”.

Texto e foto: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content