

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu nesta quinta-feira (10) o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, para uma visita às obras de acessibilidade. O secretário teve informações atualizadas sobre todos os projetos em vigência no Campus Centro e Uvaranas.
Desde julho de 2024, a UEPG adequa seus campi para contemplar adaptações de acessibilidade, como a instalação de pisos antiderrapantes e podotáteis; substituição e instalação de corrimãos; construção de rampas; instalação de plataformas elevatórias; adequação de banheiros para pessoas com deficiência, com instalação de bacias sanitárias acessíveis, torneiras com acionamento automático ou de fácil utilização e sinalização sonora de emergência; instalação de fraldários; mapas de localização e placas de sinalização de ambientes táteis. São três lotes licitados, que somam R$ 14,2 milhões em 13 conjuntos de edificações, totalizando cerca de 19,3 mil m².
O secretário testemunhou uma série de obras em andamento: além das reformas para a acessibilidade que acontecem em ambos os campi, Bona visitou o recém-reformado laboratório de telejornalismo, do curso de Jornalismo; almoçou no restaurante universitário (RU) do Campus Uvaranas. A agenda também contemplou a visita à reforma da piscina do Departamento de Educação Física e a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Hospital Universitário (HU-UEPG).
No Campus Centro, Bona esteve com professores, diretores de setores do conhecimento e autoridades da gestão universitária para exaltar a importância do diálogo para a constante melhoria do sistema de ensino público do Paraná. “Para nós, é muito importante poder vir às nossas universidades e ver o esforço coletivo se tornando ações concretas. Estou aqui hoje para ver as ações acontecendo, mas também para acolher demandas sobre o que podemos melhorar”. Em sua fala, o secretário ressaltou a expressiva ampliação dos recursos financeiros que a Seti vem investindo nas universidades estaduais para o fomento da ciência, tecnologia e a inovação. “Esta conquista vem com uma série de responsabilidades, que passam pelo bom uso desses recursos e a devida fiscalização”, acrescenta.
“Se queremos ser inclusivos no ingresso dos estudantes, também precisamos ser inclusivos em sua permanência. Por isso, agradeço imensamente o esforço do professor Aldo para transformar nossa universidade e aproximá-la da comunidade, em um trabalho invejado por todo o Brasil”, exalta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, que destaca a confiança e o apoio ao trabalho da Seti na condução do ensino superior paranaense. O reitor ressalta o papel de Bona à frente da Seti, que permite a atuação plena das universidades estaduais na sociedade. “As melhorias vão além da infraestrutura. Criamos três novos cursos, fruto de demanda antiga da comunidade, para melhor atendê-la, sempre com apoio da Secretaria e do professor Aldo”.
O vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, destaca a importância em receber o secretário na UEPG para tratar de diversos assuntos pertinentes à Universidade. “Para além da visita às obras, receber o secretário do Estado para passar o dia conosco nos traz uma grande satisfação profissional. Pois assim, ele pôde presenciar o esforço de todos nós para que a Universidade Estadual de Ponta Grossa orgulhe cada vez mais o robusto sistema de ensino, ciência e tecnologia do Paraná”, celebra Demiate.
A pró-reitora de Planejamento, professora Andrea Tedesco, destacou, na presença do secretário, que as obras de acessibilidade são resultado de um esforço conjunto entre órgãos da UEPG. “Desde antes de iniciar as obras estávamos em diálogo com a Seti, para dar início ao projeto, que prontamente nos atendeu. A partir dessa conversa, foram investidos milhões de reais para garantirmos qualidade de acesso a todos os alunos em nossa Universidade”. Durante o encontro com Bona, a pró-reitora salientou que atualmente a UEPG conta com mais de 170 alunos com deficiência (física e neurodivergências), que serão diretamente beneficiados pelas adequações.
Atuam diretamente na realização das obras as pró-reitorias de Planejamento (Proplan), Assuntos Administrativos (Proad) e Assuntos Estudantis (Prae) e a Prefeitura do Campus (Precam). “As obras são perceptíveis em toda a Universidade. Somente no Campus Uvaranas, quase todas as calçadas já foram adaptadas para melhor acolher nossos alunos que apresentam alguma forma de deficiência”, salientou o prefeito do Campus, Elias Pereira.
Ao final da passagem por Ponta Grossa, Aldo Bona concedeu entrevista ao portal jornalístico ARede, ao lado do reitor da UEPG, para falar sobre as obras de acessibilidade e os investimentos na infraestrutura realizado em conjunto com a Seti. Durante a transmissão, realizada nas redes sociais do jornal, o secretário e o reitor abordaram a importância dos investimentos na UEPG para a população e o desenvolvimento da região; também mencionaram projetos futuros. A viagem encerrou com a entrega de um presente carregado de simbolismo para o secretário: uma camisa do Operário Ferroviário Esporte Clube, no Gabinete da Reitoria.
Exibição de documentário
A agenda do secretário na UEPG iniciou com uma exibição privativa de prévia do documentário Rodyna, que retrata a história dos pesquisadores ucranianos e suas famílias recebidos nas universidades paranaenses por meio do Programa Paranaense de Acolhimento a Cientistas Ucranianos. A apresentação aconteceu no auditório do prédio anexo do Pax, em Oficinas. Desde o início da guerra, em 2022, foram recebidos 23 pesquisadores e seus familiares. O Programa é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Seti e Fundação Araucária.
Participaram da exibição o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona; o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, na condição de supervisor-geral; o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate; a diretora do documentário, Luciane Navarro; e membros da equipe de produção: o publicitário Fabio Ansolin e os jornalistas Henry Milléo, Jéssica Natal e William Clarindo. “Eu fico muito feliz de ter trabalhado neste documentário, um projeto de muita qualidade técnica e humana feito por oriundos da UEPG e da Unicentro”, celebra Sanches Neto. Para o secretário, Rodyna traduz a importância do trabalho de acolhida aos pesquisadores: “Ficou muito bom, muito bem feito, emocionante. A UEPG fez um trabalho de excelência!”. A obra será lançada nos próximos meses.
Texto: Aline Jasper e Gabriel Miguel; apoio de Helton Costa | Fotos: Larissa Godoy, Aline Jasper