Vice-reitor da UEPG participa do Show Rural e Paraná Mais Cidades
Compartilhe
Tecnologia, integração e presença. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou de dois eventos importantes em nível estadual na quarta (12) e quinta-feira (13): o Show Rural da Coopavel, em Cascavel, e o Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu. A instituição foi representada pelo vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, que acompanhou uma comitiva da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
No Show Rural, maior evento de agronegócio da América Latina, as agendas incluíram a assinatura de convênios e acordos relacionados a Ciência e Tecnologia, além do anúncio de concurso público para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). “Conhecemos também os estandes da Unioeste, muito presente no evento por estar sediada em Cascavel. É um evento técnico muito importante e saímos com várias possibilidades de ações que beneficiem a UEPG”, conta o professor Ivo.
Ainda na ocasião, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um protocolo para o desenvolvimento de um programa de inovação aberta em genômica aplicada ao agronegócio, com previsão de investimentos de R$ 20 milhões. A iniciativa conta com a participação da Seti, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Fundação Araucária e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Em Foz do Iguaçu, o Paraná Mais Cidades reuniu lideranças dos 399 municípios do Paraná, além do Governo Estadual, deputados, o poder judiciário estadual, promotoria e defensoria pública. O objetivo era apresentar às prefeituras os programas de governo e as ações estaduais nas áreas de logística, investimentos em obras, saúde, educação, entre outras. Ainda durante o evento, mais de 150 prefeituras assinaram o Pacto pela Inovação, um acordo de desenvolvimento no setor da inovação e transformação digital. “Foi uma oportunidade para dar visibilidade à UEPG e ao sistema estadual de ensino superior e mostrar a disponibilidade em participar de ações que envolvam os municípios”, aponta o vice-reitor. A Universidade participou ainda do estande do Projetek, programa que presta assessoria para pequenos municípios na realização de obras de infraestrutura.
Texto: Aline Jasper | Fotos: Ingrid Petroski – Seti-PR e Arquivo Pessoal