Professores e alunos da Pós-Graduação em Bioenergia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estiveram em Londrina, em 16 e 17 de novembro, para participação no 3º Simpósio de Bioenergia. O evento foi organizado pelo Laboratório Escola da Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina.
O evento foi realizado pela rede de instituições que integram o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Bioenergia – as Universidades Estaduais de Londrina (UEL); Maringá (UEM); do Centro-Oeste (Unicentro); e Ponta Grossa; além da Federal do Paraná (UFPR). Voltado a pesquisadores, docentes e estudantes, o objetivo do Simpósio foi fornecer aprofundamento qualificado na área, com temas sobre biocombustíveis e fontes renováveis, em uma perspectiva multidisciplinar voltada para o desenvolvimento sustentável.
Para a professora do Departamento de Química e integrante do PPG, Maria Elena Payret Arrúa, a participação no Simpósio foi extremamente importante do ponto de vista de interação e intercâmbio de ideias. “Estudos e discussões sobre energias renováveis são destaque no mundo, atualmente, tanto no campo da indústria, como no campo doméstico propriamente dito”. Segundo ela, a ordem hoje é gerar menos impactos negativos sobre o meio ambiente, comparado às fontes fósseis. “Para o Curso de Pós-Graduação em Bioenergia, são premissas importantes”, completa.
Ao final do evento, foi programada uma premiação para os melhores painéis e a melhor apresentação oral, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE). Da UEPG, o mestrando Wellington Augusto Moreira, orientado pela professora Sandra Regina Masetto Antunes, ganhou o prêmio de melhor painel apresentado. O egresso do Programa, José Osmar Castagnolli Júnior, orientado pela professora Maria Elena Payret Arrúa, foi premiado pela melhor apresentação oral.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação