O Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Dedufis-UEPG) promoveu, de 18 a 21 de novembro, a 23ª edição do Simpósio de Educação Física do Sul do Brasil. O evento marcou o cinquentenário do curso da UEPG e teve como subtítulo “50 Anos de Movimento: Jubileu de Ouro da Educação Física UEPG – Tradição e Inovação no Sul do Brasil”. O Simpósio teve palestra de abertura, apresentação de trabalhos e também recebeu o 2º Encontro de Profissionais de Educação Física, da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa.
A conferência de abertura do Simpósio, realizada na noite de segunda-feira (18), teve como tema “O Professor de Educação Física: uma trajetória de vida”. A palestra foi ministrada pelo professor Luiz Delmar da Costa Lima, integrante da comissão técnica das seleções masculina e feminina de voleibol e professor aposentado da Universidade Estadual de Goiás. Na terça (19), 59 trabalhos acadêmicos foram apresentados, divididos entre as temáticas Educação Física e Reabilitação; Esporte Lazer e Sociedade; Performance e Desempenho; Saúde e Qualidade de Vida; e Educação Física Escolar. Já na quinta (19), o Simpósio recebeu o 2º Encontro de Profissionais de Educação Física, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa.
O professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, coordenador geral do Simpósio e pró-reitor de Graduação da UEPG, destaca a participação dos acadêmicos em todo o processo de organização do evento. “É uma forma de aprender com a prática: os alunos aprendem os conceitos em sala de aula e vivenciam no planejamento, organização e execução do evento; o que proporciona um processo formativo denso e significativo, pois eles precisam resolver problemas reais”, reflete. “Cabe ainda destacar que a participação dos professores do departamento de Educação Física que se uniram para a retomada deste evento”.
“O evento foi um momento ímpar para celebrarmos a ciência, fortalecer a pesquisa e fomentar o desenvolvimento do curso de Educação Física da UEPG, confirmando o compromisso de nossa instituição com a excelência acadêmica e com a transformação social por meio do conhecimento”, completa a professora Heleise Oliveira, uma das coordenadoras da sessão científica. Nesta sexta (22), o Simpósio chega ao fim com jantar de encerramento, em que serão homenageados professores históricos e docentes atuais do curso.
Ciência
“Os trabalhos apresentados foram de altíssimo nível, evidenciando a qualidade e a dedicação de nossos alunos, professores e pesquisadores. Eles abordaram temas diversos, o que reflete a amplitude e a complexidade do campo da Educação Física”, avalia a professora Heleise Oliveira. “A Sessão Científica também cumpriu um papel essencial ao proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, estudantes e profissionais”, soma.
Freitas Junior destaca a presença de pesquisadores com diferentes níveis de formação na mesma sessão. “Tivemos alunos que estão iniciando no mundo da pesquisa, compartilhando conhecimento com doutores/pesquisadores consagrados e isto para nós foi muito significativo, pois desta maneira mantemos um ciclo virtuoso”, considera. “Pela primeira vez na história do Simpósio, tivemos a participação de alunos do ensino médio, que apresentaram seus trabalhos e já estão se aproximando da realidade do curso e da vida universitária”.
Texto: William Clarindo | Fotos: Fabio Ansolin (abertura) e William Clarindo (sessão científica)