O Hub de Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve mais uma de suas startups reconhecidas. A Startup InorfTIVE foi selecionada para participar do Programa Catalisa ICT, promovido pelo promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto foi selecionado dentre 1164 participantes inscritos a nível nacional. O Catalisa busca acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica.
A proposta da InorfTIVE é valorizar resíduos plásticos para um ganho de inovação tecnológica, além de melhorar o segmento da reciclagem plástica. O público-alvo da startup é concentrado nas empresas recicladoras que atuam no beneficiamento de materiais pós-consumo. “Como seu principal diferencial, a startup aposta na produção de uma resina polimérica de fonte reciclada que seja mais barata e com propriedades físicas semelhantes às resinas virgens encontradas no mercado”, adiciona Carvalho.
A InorfTIVE proporciona soluções para resíduos poliméricos, o que gera aprimoramento da cadeia da reciclagem plástica, tornando mais competitiva e lucrativa. “Por um avanço tecnológico e inovativo, o modelo de negócio visa estabelecer uma dinâmica sustentável de longo prazo entre a cadeia plástica e a valorização socioambiental da comunidade em que atua”, explica Carvalho.
Vinícius salienta a importância do Hub de Inovação da UEPG para a conquista. “O Hub esteve ao nosso lado para nos tornarmos uma empresa no aspecto legal, o que nos abre espaço para trabalhar, fornecendo a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do nosso produto, fomentando o ambiente de negócios e nos adaptando nesse novo mundo”, relata.
Com a conquista, o grupo espera a continuar a parceria com o Hub de modo mais sólido. Além de Vinícius, coordenador de Tecnologia da InorfTIVE, atuam na equipe o coordenador de projetos, Heitor Villar e Felipe Breda, que entra no time a partir da conquista do edital, para exercer a função de caracterização de protótipos. Também fizeram parte do desenvolvimento da pesquisa e nas etapas iniciais da empresa o professor Luís Antonio Pinheiro, orientador da pós-graduação de Engenharia e Ciência de Materiais, e Jean Carlos Hoepfner, ex-aluno do pós-doutorado.
Catalisa
O Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação, e busca acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade. O programa busca conectar players do ecossistema de inovação, como pequenos negócios, grandes empresas, governo e instituições de ciência e tecnologia, startups, entre outros, para solução de problemas e geração de negócios.
Texto e fotos: Jéssica Natal