O estudante Leonardo Zander, do curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na manhã da última sexta-feira (19). O aluno, que tem autismo, foi o primeiro a realizar uma defesa de TCC no formato remoto no curso da UEPG. O trabalho foi orientado pela professora Graziela Scalise Horodyski.
Colegas da turma foram tutores para Leonardo durante a graduação, devido ao diagnóstico de autismo. “Ter sido tutor dele me ensinou muito mais coisas, me tornou mais humano e me fez olhar mais pra dentro de mim, o que me tornou uma pessoa melhor”, reflete Jean Batista Lopes de Oliveira, um dos tutores de Leonardo. O estudante e seus tutores são acompanhados um supervisor de tutoria do curso e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.
A orientadora ressalta a participação dos colegas de turma de Leonardo, que participaram da sua pesquisa através de um questionário. A defesa remota permitiu que os amigos e a família do estudante pudessem participar da banca. “Esse acolhimento foi muito importante para todos que estavam presentes. O curso de turismo está muito orgulhoso pela vitória de Leonardo”, pontua Horodyski.
“Mesmo com os desafios do ensino remoto conseguimos ter resultados que demonstram nosso compromisso com a educação de qualidade”, pontua a professora Valéria Albach, coordenadora do TCC. A professora também convida a comunidade a participar das próximas defesas, divulgadas no site do Detur.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por dificuldades de comunicação, socialização e comportamento, que é identificada cientificamente como Transtorno do Espectro Autista. No Brasil, uma a cada 2 mil crianças nascem com alguma forma do transtorno.
Texto: William Clarindo | Foto: Arquivo pessoal