O curso de Tecnólogo em Mineração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou sua primeira aula prática no último sábado (20), no Museu de Ciências Naturais (MCN), Campus Uvaranas. Os alunos da primeira turma do curso, que iniciaram suas atividades em setembro de 2023, foram recebidos em cerimônia de abertura com a participação do reitor em exercício, professor Ivo Mottin Demiate, e a pró-reitora de Planejamento, professora Andrea Tedesco.
A aula inaugural ocorreu durante todo o dia e foi parte da disciplina de Geologia, ministrada pelo professor Matheus Battisti. Os estudantes conheceram o acervo mineral do MCN e seu Jardim Geológico do Paraná, com o objetivo de conhecer a evolução e diversidade da formação geológica do Paraná. “Nossa ideia foi usar o Museu como primeira abordagem na disciplina para os alunos terem contato inicial com os minerais e rochas. A partir disso, fizemos várias discussões”, comenta o professor.
“Não tenho dúvidas sobre a importância pedagógica da atividade, porque mostra a superação do desafio de trazer ações práticas para o desenvolvimento do curso. O Museu vem para contribuir enormemente com essa demanda”, destaca o diretor do Museu de Ciências Naturais, professor Antônio Liccardo. Ele reforça que museus são locais ideais para enriquecer o aprendizado de forma didática. “Com certeza os alunos saíram outras pessoas depois dessa visita”.
Sobre o curso
Criado em 2023, o curso de Tecnólogo em Mineração é uma graduação de formação tecnológica oferecida pela UEPG por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com duração de dois anos (quatro semestres), o curso oferece aulas remotas pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), que são ofertadas nos polos de Cerro Azul, Campos Largo, Rio Branco do Sul e Ponta Grossa. A grade do curso também oferece aulas práticas, realizadas no Campus Uvaranas da UEPG.
O coordenador do curso de Tecnólogo em Mineração, e um de seus idealizadores, professor Gilson Burigo, faz um balanço sobre o que o curso vem desenvolvendo desde o início das atividades. “O curso é uma experiência inovadora, tanto por ser um dos primeiros cursos que formarão tecnólogos na UEPG, como também por promover o desenvolvimento regional. Gradativamente, os estudantes têm recebido uma série de conteúdos básicos e específicos, fundamentais para a futura atuação como tecnólogos em mineração”, comemora.
Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Fabio Ansolin