“O TEDxUEPG surge para trazer a tona pulsos da nossa universidade, fazer pulsar é senti-la pelo o que representa para acadêmicos, servidores e toda a região dos Campos Gerais”, destaca a proposta da organização. Por meio de oito palestras curtas, foram abordados temas que perpassam diversas áreas do conhecimento.
Como resume John Neves, organizador geral do evento e acadêmico de Engenharia Civil, a conferência foi um sucesso, já que mostrou diferentes ideias surgidas na UEPG, em um formato e ambiente inovadores. “Estamos muito satisfeitos, pois conseguimos passar por maestria por diferentes áreas da universidade, como o jornalismo, engenharia, biologia, arquitetura, entre outras; e conseguimos fornecer um palco para essas ideias terem voz, em um formato diferente, que agradou ao público”.
Além das apresentações musicais de Nicolas Salazar e Fernando Bertani e de Bruna Elisa de Campos, o TEDx UEPG contou com as palestras da arquiteta Nisiane Madalozzo, sobre os Pulsos Urbanos; do filósofo Ricardo Grokorriski, que falou sobre “A Presença da Ausência”; “Como Aprender de Verdade”, com o professor de empreendedorismo Luciano Döll; a psicóloga Roberta Seles falou sobre “Vidas Valorosas”; enquanto que o doutor em Genética Marcos Pileggi contou sobre “A Vida Secreta das Bactérias”; a pesquisadora e professora Aparecida de Jesus problematizou a (in)visibilidade do corpo negro; o jornalista Rodrigo Menegat falou sobre a integração das áreas de conhecimento, “Além das Humanas e Exatas”; e o juiz federal Fabrício Bittencourt abordou “A Nova Arte do Ensino”.
As palestras realizadas nessa edição do evento devem estar disponíveis em breve na plataforma mundial do TED e no canal de youtube do TEDx. “Acreditamos que o TEDx pode ocupar um espaço no calendário de eventos das instituições”, destaca o organizador. Neves já adianta que está sendo preparada uma segunda edição do evento, para o primeiro semestre de 2020.
TED Talks
A primeira conferência no formato TED aconteceu nos Estados Unidos, em 1984, abrangendo palestras que falavam de Tecnologia, Entretenimento e Design. Hoje, os assuntos são diversos, mas sempre no formato de “talks”, palestras curtas e eficazes, que chamam a atenção do público para um único tópico. No formato “TEDx”, as conferências são organizadas de forma independente por voluntários.
Texto e fotos: Aline Jasper