Na manhã de ontem (07), o cirurgião vascular Cristiano Pinto e os professores Donizetti Firmino Louro e Ricardo Zanetti apresentaram ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa um novo equipamento de telemedicina que mede oxigenação do sangue, pressão arterial e realiza eletrocardiogramas a distância, entre outras funções. Ao final da reunião, Miguel Sanches Neto assinou termo de cooperação para que o aparelho seja testado pelo Hospital Universitário.
“A telemedicina é uma tendência que veio para ficar e ganhou força durante a pandemia. Com certeza, o equipamento que utilizaremos será importante para que o Hospital Universitário leve atendimento para regiões que não tenham médicos”, explica o reitor. “É a Universidade e o HU inovando para melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade”.
“Muitas cidades com 10, 13 mil habitantes não têm nenhum médico para realizar atendimento. Com esse equipamento, médicos de cidades maiores, como Ponta Grossa, podem fazer esse acompanhamento a distância”, ressalta o professor Cristiano Pinto. Os testes começarão a ser feitos no HU a partir de 15 de outubro.
Texto e foto: William Clarindo