Fenata coloca William Shakespeare e Roberto Carlos no palco da Mostra Adulto

Compartilhe

A Mostra Adulto da noite de quarta-feira (23) contou com o espetáculo “Queijo e Goibada, das Canções que você não autorizou pra Mim”, trazido de São José do Rio Preto- SP pela Cia. Cênica.

O espetáculo é baseado no clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, e em composições do “Rei” Roberto Carlos. Com canções populares e paródias, o espetáculo trouxe ao palco do Cine Teatro Ópera uma história de amor ‘plagiada’ e a construção das identidades na atualidade. O grupo usa humor e autocrítica para tratar de temas voltados aos direitos autorais, ao consumismo e à manipulação midiática.

O diretor do espetáculo Fagner Rodrigues compartilha a alegria de integrar a programação do festival. “Pra gente é uma honra participar do Fenata, um festival tão importante no cenário brasileiro e que representa tanto na história do teatro. É um recorte da produção de grupos de diferentes lugares que compartilham seu trabalho para um público que acompanha, que é crítico e participativo”, explica.

A espectadora Vitória Bubecheski relata a empolgação de assistir um espetáculo inspirado num clássico do teatro: “Sendo uma releitura do Romeu e Julieta espero que a peça seja maravilhosa, como o clássico já é. Eu to muito ansiosa porque eu já sou apaixonada pelo Fenata”.

Judite Tomé faz parte do público fiel do Fenata, e conta antes da apresentação da Mostra Adulta a expectativa para o espetáculo. “É divertido você ir ao teatro e assistir uma comédia, porque a vida já é tão pesada. É isso que eu espero hoje, sair do teatro um pouquinho mais leve”. Judite destaca que pretende estar presente em todos os dias do festival: “Eu sempre venho com o meu filho em todas as edições desde que ele tinha dois anos, por ser que gostamos muito a gente não deixa de conferir”.

Após o encerramento do espetáculo, aconteceu um breve debate entre atores, público e jurados em um momento de troca de conhecimento, críticas e elogios.

O jurado Rafael Camargo relata a experiência em fazer parte da curadoria e júri do festival de relevância como o Fenata. “Estamos felizes de estar em um festival de muita história, importante no Brasil todo, resistindo esse ano no meio de todas as dificuldades que o país está passando, o festival poder está de pé é uma vitória para a cidade”.

A jurada Fabiana Monsalú ressalta as transformações positivas que o festival passou neste ano. “Pensando que a gente tem uma nova gestão, é importante destacar que o festival está de cara nova com uma gestão de mulheres que são professoras da área de educação, que também é uma área de resistência no nosso país”.

O jurado Gilvan Balbino observa o festival como espaço de formação cultural da cidade. “Apesar das dificuldades nenhuma das categorias vão deixar de ser feitas. As diferentes mostras é uma forma de dinamizar e democratizar a arte com toda a cidade e não ficar só no centro. Acho que o Fenata é um festival de suma importância para o cenário cultural brasileiro”, complementa.

O espetáculo da noite desta quinta-feira (24) da Mostra Adulto será “Shakespeare – Paixão e Poesia” do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, às 20h no Cine Teatro Ópera. Os ingressos podem ser adquiridos na Proex (em frente à Praça Floriano Peixoto) e pelo www.yoingressos.com.br.

O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo.

Texto: Saori Honorato     Foto da capa: Maykon Lammerhirt   Foto da Matéria: Aline Jasper


Compartilhe
Skip to content