Profissionais do Ambulatório de Reabilitação da UEPG treinam manobras de salvamento

Compartilhe

O Ambulatório de Reabilitação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, nesta segunda-feira (29), um treinamento sobre suporte básico de vida e manobras de desobstrução das vias aéreas. Cerca de 20 profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, farmácia, educação física, fonoaudiologia e nutrição participaram do treinamento.

O curso foi ministrado pela professora do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da UEPG, Dyenily Alessi Sloboda. Segundo ela, o treinamento de Suporte Básico de Vida abordou duas manobras – Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), aplicado em situações de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e manobra de Heimlich, para desobstrução de vias aéreas. “A adoção eficiente de um suporte básico de vida em situações de emergência garante um aumento da chance de sobrevida de uma vítima”, reforça.

De acordo com a chefe do Ambulatório, Juliana Schleder, o reconhecimento rápido do quadro e realização das manobras do suporte básico de vida aumentam significativamente a chance de sobrevida da vítima até a chegada da unidade de transporte especializada. “As manobras, quando são bem aplicadas, colaboram para a recuperação da vítima com o mínimo de sequelas possíveis”. O curso sobre manobras de salvamento acontece, ao menos, uma vez por ano, com a equipe a nível hospitalar. “Essa foi a primeira vez com os profissionais atuantes no Ambulatório, que está ativo desde abril de 2021. Entendemos a importância do preparo da equipe para manejar este tipo de emergência e por isso ofertamos este treinamento anualmente para a equipe”, completa.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content