A Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ProRH-UEPG), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, promoveu na última sexta-feira (10) treinamento para prevenção de acidentes em trabalho em altura, com servidores da Prefeitura do Campus (Precam) e do Hospital Universitário. O treinamento foi ministrado pelo técnico Robert de Souza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Campus Uvaranas.
A atividade ocorreu durante o dia todo, com parte teórica pela manhã e atividades práticas à tarde. O conteúdo envolveu técnicas de segurança para subir em árvores, caixas d’água e escadas. O objetivo é fortalecer as políticas de proteção à saúde física e mental dos servidores, como informa o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho, Jeverson do Nascimento. “O feedback que recebemos após os treinamentos sempre é positivo. É possível observar servidores de diferentes áreas aplicando o treinamento recebido em suas funções”, comenta.
Os treinamentos em ambiente de trabalho são obrigatórios e previstos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. O servidor da Seção de Treinamento da ProRH, Vladimir Mobilis, comenta que o objetivo é capacitar, até o fim do semestre, duas turmas de 40 servidores, que trabalham em funções que demandam trabalho em altura, como a manutenção de postes de iluminação, por exemplo.
Para engenheiro Luiz Carlos Lavalle Filho, da sessão de Segurança do Trabalho da ProRH, o treinamento é o principal mecanismo de prevenção de acidentes que a UEPG dispõe. “Nós fornecemos equipamentos de proteção individual (EPIs), mas é importante a capacitação sobre seu uso adequado”. Lavalle ainda reforça que os servidores da UEPG podem solicitar EPIs à ProRH por meio da plataforma SEI.
A treinamentos para segurança no trabalho são essenciais para o engenheiro da Precam, Marcelo Miranda. Segundo ele ele, muitas atribuições do órgão envolvem trabalhos em altura. “São realizados com frequência serviços de jardinagem, serralheria, marcenaria, manutenção elétrica, hidráulica e predial em locais altos. Por isso, estamos investindo na capacitação e também na compra de EPIs para nossos servidores”, informa.
Texto e fotos: Gabriel Miguel