Na tarde desta segunda-feira (06), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se reuniu na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para discutir sobre a proposta de desenvolvimento turístico em Itaiacoca e Alagados. A proposta de projeto partiu da Secretaria Municipal de Turismo, com auxílio do curso de Turismo da UEPG.
Na proposta, as responsabilidades da UEPG são descritas em fornecer apoio e espaços físicos e disponibilização de docentes e discentes, para desenvolver a integração das ações. O professor do Departamento de Turismo, Luiz Fernando de Souza, conta que a parceria entre o município e UEPG é fundamental para planos futuros. “Nós vamos recolher frutos desse projeto, tanto na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, quanto na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais”. O professor ainda explica que já foram realizadas reuniões em setores da UEPG, como a Fazenda Escola, para estudar a viabilidade do projeto. “Vamos colocar os alunos a fazer a prática em várias áreas, como agronomia, geografia, assistência social, engenharia de alimentos, saúde e pedagogia”, ressalta.
Marcia Dropa, diretora do Departamento de Turismo e ex-professora da UEPG, conta que, desde a definição de metas para execução de projetos, a equipe já detectou o potencial turístico das regiões. “A nossa proposta já está dentro do que havia sido planejado na gestão da Prefeitura, indo além de locais turístico já conhecidos, pois estamos fazendo o inventário de novos locais e possibilidades”.
Se aprovada, a proposta responsabiliza a Prefeitura em oferecer infraestrutura necessária, desde estradas, até no auxílio de empreendedores locais. “A revitalização de algumas estradas já estão em processo de licitação, então já estamos em sintonia com o que propõe o projeto. Agora nos resta alinhar o restante do pedido, para atendermos a médio prazo”, explica a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. O Secretário Municipal de Turismo, Paulo Roberto Stachowiak, comemora a conversa entre as instituições. “A equipe trabalhou em cima da proposta do projeto, com consultoria da UEPG, para que essa parceria possa ser fechada e o projeto continuasse aqui. Será algo muito bom para nossa cidade. Nós apresentamos de forma antecipada e a equipe esta à disposição para acertar os detalhes”.
As instituições, agora, trabalharão para acertar os detalhes do convênio e trabalhar nos objetivos e responsabilidade de cada parte envolvida.
Texto e fotos: Jéssica Natal