Nesta terça-feira (23), a Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com outras instituições, promove a roda de conversa “Práticas integrativas, saberes tradicionais indígenas e o cuidado integral em saúde”, a partir das 15h30, com o convidado Ubiraci Pataxó. O evento gratuito será transmitido pelo Google Meet e fornecerá certificado aos participantes.
Sobre o palestrante
Ubiraci Pataxó é filho da aldeia Coroa Vermelha (BA), onde é aprendiz de Pajé e de toda a sabedoria ancestral de seu povo. Atua como terapeuta indígena, educador e palestrante. Graduado em Ciências da Natureza e Matemática, possui Licenciatura Intercultural Indígena pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É formado também em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), Massoterapia e Técnico em Resgate da Autoestima pela Universidade Federal do Ceará. Membro da APSBRA (Associação Brasileira de Psiquiatria Social) e da Abratecom (Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa).
Ubiraci é pesquisador nos projetos “Saúde Coletiva, Epistemologias do Sul e Interculturalidades”, na Universidade Federal do Sul da Bahia, em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal), e “Teia das 5 curas: Todos nós somos parentes”, que envolve povos indígenas no Brasil, Peru, México e Canadá, da Universidade da Columbia Britânica (Vancouver, Canadá).
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: divulgação