O Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nerepp – UEPG) participa da pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na economia local, realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), por meio da Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços.
A professora Augusta Pelinski Raiher, pesquisadora do Nerepp, explica que a participação da UEPG será de ordem técnica, com suporte na construção do questionário e análise dos resultados. “As perguntas centrais já estavam prontas, nós ajudamos na definição do formato para torná-las quantitativas e também na construção da amostragem, estabelecendo quantos questionários são necessários para que a pesquisa seja representativa”, conta.
Segundo Augusta, a participação mais intensa será na segunda parte, na fase da pós-coleta, com a análise dos resultados. “Faremos a tabulação dessas respostas, a partir da correlação de segmentos pelo seu porte, nível de essencialidade, entre outras características, versus o impacto da Covid-19 no faturamento e na manutenção dos empregos”, afirma. Ela explica que o levantamento tem dois objetivos: o principal é avaliar os impactos do distanciamento social nos estabelecimentos formais; e o secundário é analisar os reflexos das medidas governamentais na mitigação dos efeitos negativos através de medidas de apoio aos empresários.
Priscilla Garbelini Jaronski, vice-presidente do CDEPG, conta que na tarde de quarta-feira (15) em torno de 90 questionários foram respondidos. “A partir de 300 questionários já conseguimos esboçar o perfil do município, mas o intuito com a pesquisa é atingir em torno de mil respostas, quantitativo que fornecerá uma visão mais precisa de como os empresários estão sentindo as medidas tomadas durante a pandemia. Queremos avaliar tanto o momento anterior à quarentena, como o impacto gerado pelo fechamento dos locais e depois, com a abertura parcial do comércio. Além disso, também vamos verificar qual a expectativa futura deles”.
O presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, solicita que os empresários respondam à pesquisa, pois desta forma será possível identificar maneiras de auxiliar na retomada da economia local pós-pandemia do novo coronavírus. “Reforço que o questionário deve ser respondido apenas por empresários ponta-grossenses e uma única vez para não comprometer a amostra”, enfatiza Oliveira, que agradece a participação da Câmara Técnica de Comércio e Serviços, da UEPG e das entidades participantes do CDEPG na divulgação do questionário.
O estudo pretende analisar a maioria dos setores produtivos de Ponta Grossa. A intenção é mensurar os impactos gerados pelo isolamento social e gerar um relatório que permitirá ao CDEPG interceder junto ao Poder Público na elaboração de medidas que promovam o desenvolvimento da economia local. O questionário ficará disponível até terça-feira (21) para empresários do comércio, serviços e indústria.
Para responder ao questionário, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfFK8H_5Qs2X8OJYTiZ2fRlxppUvxELOwkEG8FuevxBNbPTA/viewform
Texto e foto: Vanessa Hrenechen